A Marina da Praia da Vitória recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o galardão da Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a portos de recreio e marinas, pela qualidade das suas águas e das suas infraestruturas de apoio, potenciando o património natural do Concelho.
“Ao longo dos últimos quatro anos, o Município da Praia da Vitória têm realizado vários investimentos na manutenção, requalificação e beneficiação da Marina da Praia, tendo em vista o bem-estar daqueles que a utilizam, contribuindo para a promoção da qualidade ambiental e turística do local,” referiu Osório Silva, vereador com competência nas áreas de Desenvolvimento e Coesão Rural, Infraestruturas e Mobilidade, aquando da cerimónia de hastear da Bandeira Azul, ocorrida na tarde de quinta-feira, 13.
“A Marina da Praia da Vitória contribui para o desenvolvimento económico e social do Concelho enquanto “hotel flutuante”, inserido no contexto urbano, e dada também a sua proximidade a duas zonas balneares e ao paúl da Praia da Vitória, a zonas de bares e restauração, serviços na área de mergulho e marítimo-turística, bem como possibilidade de ligação a interesses adjacentes ou situados na orla costeira,” salientou.
“Este investimento continuado compreendeu melhorias e requalificação das instalações sanitárias, criação de facilidades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, criação de depósito de resíduos diferenciados e indiferenciados, bem como resíduos perigosos utilizados nas embarcações, reforço da rede wifi, beneficiação e requalificação, da rede de água e luz, manutenção do “travel lift”, além de vários melhoramentos nas infraestruturas e serviços adjacentes,” enumerou.
Em breve, serão realizados melhoramentos na grua disponibilizada, bem como no espaço de estacionamento, sendo criada uma zona para os utentes da Marina. No próximo ano, será montado o novo cais C, retomando-se assim a capacidade de amarração na Marina.
“Quero crer que, num futuro próximo, serão criadas todas as condições, para que a nossa baía ofereça e potencie a indústria náutica, mais especificamente na vertente da manutenção das embarcações, o que seria um grande complemento e reforço das potencialidades que esta oferece,” acrescentou o autarca.
“Com base na estratégia de diagnóstico, gestão e manutenção destas infraestruturas estão reunidas todas e quaisquer condições para tornar esta marina um ativo autossustentável,” concluiu.
A Marina da Praia da Vitória foi uma das 14 marinas portuguesas premiadas com o galardão Bandeira Azul 2017, num total de 37 infraestruturas nacionais desta natureza. Esta distinção é atribuída aos portos de recreio e marinas que reúnam várias condições nas áreas de educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços, e qualidade da água.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt