A juventude assume um papel fulcral na dinamização da cultura local, contribuindo de forma ativa para valorizar as especificidades de um povo rico em experiências e tradições. A ideia foi transmitida pelo vereador da Cultura, Tibério Dinis, no lançamento do livro "Por ti e para ti, mãe", do autor Tomé Melo, que decorreu no dia 30, pelas 18h30, na Sociedade Filarmónica da Vila Nova.
Segundo o responsável municipal, "esta obra é um contributo da juventude para a nossa história e cultura enquanto povo terceirense, pois resulta da partilha, em livro, de um conjunto de experiências que retratam as vivências individuais de uma sociedade. Cada um de nós desempenha um papel muito importante no progresso do Concelho, nas mais variadas áreas de trabalho".
"Sabendo que estão presentes nesta sala muitos jovens, gostaria de enaltecer a coragem e determinação de talentos como o Tomé Melo e o Emanuel Areias, filhos desta Vila. Cabe a cada um de nós incentivar estas gerações a concretizarem os seus sonhos, pois o progresso encontra-se nas suas mãos e resulta da projeção de ideias que abraçem a mudança”, referiu.
“A nossa formação, resultante da partilha dos valores familares é fundamental na construção de uma história. Cada momento, cada emoção integra as vivências coletivas e ficamos todos mais ricos com esta partilha de saberes”, acrescentou.
O edil praiense enalteceu ainda o empenho e coragem do jovem escritor na criação deste livro, visto que o mesmo perdeu a sua mãe muito precocemente.
"Todo o trabalho e dedicação que colocou neste livro traduz-se na qualidade da sua escrita. Espero que continue a envolver-nos com novas obras, dando a conhecer a sua forma de estar perante os ensinamentos dos que nos são próximos", disse.
Para Tomé Melo, “esta obra é uma prova de amor à minha mãe. Ela tinha o sonho de escrever um livro e, mediante as imprevisibilidades da vida, não foi possível. Por este motivo, senti-me na obrigação, visto que ambos gostamos de escrever, de tornar este sonho realidade”.
Emanuel Areias caracterizou este livro como uma declaração de amor de um filho a uma mãe, reforçando o exemplo de força e coragem de Tomé Melo ao colocar ao amor e saudade no topo das prioridades. Nesta obra, é dado a conhecer à sua mãe as estórias, os desabafos e os momentos importantes da vida do jovem.
Rui Nogueira, na qualidade de representante da Junta de Freguesia, destacou o orgulho desta entidade em integrar o sonho do escritor, reforçando a importância destas ações na Vila para a valorização dos talentos locais.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt