A primeira fase do Planeamento Local de Emergência, que consiste na apresentação e implementação do mesmo nas diversas freguesias do Concelho, encontra-se concluída. A informação foi avançada por Osório Silva, vereador com competência na área da Proteção Civil.
“O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) realizou um conjunto de reuniões nas várias freguesias do Concelho, entre os meses de março e setembro, a fim de conhecer as especificidades de cada local. Após analisar as onze freguesias, procedemos à elaboração de um Planeamento Local de Emergência, no sentido de darmos resposta às necessidades da população, incutindo na mesma uma cultura de prevenção”, explicou o edil.
“Este instrumento tem como objetivo primordial a articulação de todos os intervenientes da freguesia, aquando da ocorrência de um acidente grave ou catástrofe natural. É importante promover as medidas de autoproteção junto de todos os praienses, no sentido de conseguirmos minimizar os impactos causados por um sinistro, garantindo a segurança da comunidade”, destacou.
O responsável pelo SMPCPV referiu ainda a importância de testar estes instrumentos para corrigir possíveis falhas.
“Prevê-se, nos próximos meses, a concretização de simulacros, em parceria com as entidades locais, com a finalidade de aumentarmos a capacidade de reação dos diferentes agentes de Proteção Civil, definindo o que funciona e o que poderia ser melhorado”, disse.
O SMPCPV foi criado com o intuito de prevenir e atenuar os riscos coletivos inerentes a situações de acidentes graves ou catástrofes, assim como prestar socorro e assistência a pessoas e outros seres vivos que se encontrem em situação de perigo.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt