Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Solidariedade Social, Economia e Turismo são prioridades do Plano e Orçamento da CMPV para 2018
05 dezembro 2017

A Solidariedade Social, a Economia e o Turismo são as principais áreas estratégicas do Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2018, apresentado, em conferência de imprensa, na manhã de terça-feira, 05, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Tibério Dinis, presidente da autarquia praiense, adiantou que o orçamento para o próximo ano ascende a 15.397.019 euros, estando a despesa corrente na ordem dos  8.940.047 euros (58,1 por cento) e o investimento em 6.456.972 euros (41,9 por cento).

Relativamente à receita corrente, esta atinge os 9.872.968 euros (64,1 por cento), enquanto a receita de capital se traduz em 8.306.581 euros (35,9 por cento).

“Uma das nossas prioridades é a aposta na vertente social, através da manutenção e reforço dos projetos existentes, tais como “Reabilitação na Comunidade” e “Abraçar e Envolver os Jovens da Praia da Vitória”. Pretendemos também continuar a valorizar a componente educacional, com a atribuição de bolsas de estudo, através do aumento em 10% do valor atribuído. Assim, estaremos a contribuir para a construção de um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, referiu o autarca.

“No âmbito da Solidariedade Social, iremos continuar a investir na habitação social municipal, no sentido de reforçarmos a qualidade de vida da comunidade”, disse. O autarca destacou ainda “o enfoque na manutenção e reforço dos projetos ligados a crianças, jovens, idosos e cidadãos com necessidades especiais, contemplados no âmbito da solidariedade social”.

O responsável municipal acredita que o setor económico também deve ser uma prioridade do orçamento para 2018.

“A Economia é um dos principais pilares de desenvolvimento do Concelho. Neste sentido, iremos apoiar a criação de empresas, promovendo a competitividade e a sustentabilidade do emprego”, destacou.

“Manteremos ainda o investimento na incubadora de empresas Praia Links, fomentando assim o empreendedorismo e avançaremos com a criação do Parque Empresarial da Vila das Lajes, para o qual, este Executivo já iniciou o processo de aquisição dos terrenos”, salientou.

“Relativamente ao Programa VitÓria, criado com o intuito de revitalizar o comércio tradicional do Concelho, continuaremos a concretizar ações que valorizem os nossos estabelecimentos comerciais, sempre em estreita parceria com os empresários”, acrescentou.

“O Turismo constitui outro importante motor de crescimento socioeconómico e como tal, deve ser potenciado. Iremos desenvolver medidas que alavanquem esta vertente, aumentando o fluxo turístico na Praia da Vitória”, enfatizou.

Tibério Dinis fez referência ao projeto LIFE CWR, realçando que “além de trazer mais-valias a nível ambiental, pela requalificação e conservação das zonas húmidas do Concelho, esta iniciativa também tem contribuído para a dinamização da observação de aves, uma atividade em ascensão que pode ser praticada na época baixa, combatendo a sazonalidade do setor”.

“É importante referir também a candidatura ao Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável, que visa a melhoria das acessibilidades e a recuperação do património edificado, bem como a profunda intervenção a realizar na muralha, considerando a sua importância histórica para todos os praienses”, aludiu.

O edil apresentou ainda os valores previstos para as três áreas que integram as linhas de ação no próximo ano, correspondendo a 784.654 euros na Solidariedade Social, 484.304 euros na Economia e 562.575 euros no Turismo. O orçamento prevê uma redução da dívida em 10%.

“Trata-se de um orçamento de rigor e responsabilidade, que acreditamos ter todas as condições para o concretizar, virado para as pessoas e com um grande enfoque na vertente social. Acredito que com muito esforço e dedicação conseguiremos alcançar os objetivos propostos, trazendo melhores condições para investir, visitar, viver e trabalhar na Praia da Vitória”, concluiu.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais