A Solidariedade Social, a Economia e o Turismo são as principais áreas estratégicas do Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2018, apresentado, em conferência de imprensa, na manhã de terça-feira, 05, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Tibério Dinis, presidente da autarquia praiense, adiantou que o orçamento para o próximo ano ascende a 15.397.019 euros, estando a despesa corrente na ordem dos 8.940.047 euros (58,1 por cento) e o investimento em 6.456.972 euros (41,9 por cento).
Relativamente à receita corrente, esta atinge os 9.872.968 euros (64,1 por cento), enquanto a receita de capital se traduz em 8.306.581 euros (35,9 por cento).
“Uma das nossas prioridades é a aposta na vertente social, através da manutenção e reforço dos projetos existentes, tais como “Reabilitação na Comunidade” e “Abraçar e Envolver os Jovens da Praia da Vitória”. Pretendemos também continuar a valorizar a componente educacional, com a atribuição de bolsas de estudo, através do aumento em 10% do valor atribuído. Assim, estaremos a contribuir para a construção de um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, referiu o autarca.
“No âmbito da Solidariedade Social, iremos continuar a investir na habitação social municipal, no sentido de reforçarmos a qualidade de vida da comunidade”, disse. O autarca destacou ainda “o enfoque na manutenção e reforço dos projetos ligados a crianças, jovens, idosos e cidadãos com necessidades especiais, contemplados no âmbito da solidariedade social”.
O responsável municipal acredita que o setor económico também deve ser uma prioridade do orçamento para 2018.
“A Economia é um dos principais pilares de desenvolvimento do Concelho. Neste sentido, iremos apoiar a criação de empresas, promovendo a competitividade e a sustentabilidade do emprego”, destacou.
“Manteremos ainda o investimento na incubadora de empresas Praia Links, fomentando assim o empreendedorismo e avançaremos com a criação do Parque Empresarial da Vila das Lajes, para o qual, este Executivo já iniciou o processo de aquisição dos terrenos”, salientou.
“Relativamente ao Programa VitÓria, criado com o intuito de revitalizar o comércio tradicional do Concelho, continuaremos a concretizar ações que valorizem os nossos estabelecimentos comerciais, sempre em estreita parceria com os empresários”, acrescentou.
“O Turismo constitui outro importante motor de crescimento socioeconómico e como tal, deve ser potenciado. Iremos desenvolver medidas que alavanquem esta vertente, aumentando o fluxo turístico na Praia da Vitória”, enfatizou.
Tibério Dinis fez referência ao projeto LIFE CWR, realçando que “além de trazer mais-valias a nível ambiental, pela requalificação e conservação das zonas húmidas do Concelho, esta iniciativa também tem contribuído para a dinamização da observação de aves, uma atividade em ascensão que pode ser praticada na época baixa, combatendo a sazonalidade do setor”.
“É importante referir também a candidatura ao Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável, que visa a melhoria das acessibilidades e a recuperação do património edificado, bem como a profunda intervenção a realizar na muralha, considerando a sua importância histórica para todos os praienses”, aludiu.
O edil apresentou ainda os valores previstos para as três áreas que integram as linhas de ação no próximo ano, correspondendo a 784.654 euros na Solidariedade Social, 484.304 euros na Economia e 562.575 euros no Turismo. O orçamento prevê uma redução da dívida em 10%.
“Trata-se de um orçamento de rigor e responsabilidade, que acreditamos ter todas as condições para o concretizar, virado para as pessoas e com um grande enfoque na vertente social. Acredito que com muito esforço e dedicação conseguiremos alcançar os objetivos propostos, trazendo melhores condições para investir, visitar, viver e trabalhar na Praia da Vitória”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt