O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a formação dos mais jovens contribui, significativamente, para a promoção do emprego. Tibério Dinis, que falava na cerimónia de encerramento da 22ª edição do Campeonato Regional das Profissões, realizada na manhã de quinta-feira, 07, no Auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória, salientou ainda o trabalho desenvolvido no âmbito do ensino profissional na Região.
“Considerando a necessidade constante de dar resposta ao desemprego, urge dotar as novas gerações de habilitações e competências que lhes permitam destacar-se e entrar com maior facilidade no mercado de trabalho”, afirmou o autarca.
“É necessário termos recursos humanos qualificados, tendo em conta a competitividade existente, e só conseguiremos isso por via da formação. Neste sentido, gostaria de realçar o trabalho que tem sido efetuado nas diversas escolas profissionais da nossa Região”, acrescentou.
Na ocasião, o edil praiense felicitou todos os alunos a concurso pela coragem que demonstraram em participar numa iniciativa desta natureza.
“Vocês são os representantes do ensino profissional nos Açores e é com grande orgulho que estou aqui hoje para vos parabenizar pela forma como encararam este desafio e a importância que reveste para o vosso futuro”, enfatizou.
“Não poderia deixar de evidenciar ainda o empenho da Escola Profissional da Praia da Vitória na concretização de iniciativas que valorizem as competências dos nossos jovens, contribuindo para que os mesmos tenham um futuro melhor”, concluiu.
Para Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória, “acolher um evento destes é uma honra para a nossa escola. Deste modo, gostaria de endereçar um sentido agradecimento ao Governo Regional dos Açores pela confiança que depositou em nós na organização logística do Campeonato”.
“A realização da iniciativa não seria possível sem a colaboração dos nossos concorrentes, que considero todos campeões pelo facto de estarem aqui e espero que regressem a casa com a sensação de dever cumprido; dos jurados, pelo profissionalismo e sentido de justiça que demonstraram na avaliação dos participantes; e de toda a equipa deste estabelecimento de ensino, que trabalhou com afinco para garantir o sucesso deste evento”, sublinhou.
Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, destacou a qualidade que caracteriza o ensino profissional no Arquipélago, referindo que o Governo Regional efetuou um investimento de aproximadamente 61 milhões de euros neste âmbito, durante os últimos quatro anos.
“O sucesso do ensino profissional nos Açores é notório, uma vez que no último Campeonato Nacional das Profissões, participaram 14 açorianos e todos receberam medalhas. Destes 14, sete alcançaram o primeiro lugar. Temos também dados que demonstram que os vencedores deste campeonato a nível nacional têm uma garantia de emprego, pois dos últimos 70 medalhados, 95 por cento estão empregados. Estes números são a prova de que a qualificação profissional é essencial para responder às necessidades do mercado de trabalho”, explicou.
O XXII Campeonato Regional das Profissões decorreu entre os dias 04 e 07 de dezembro, na Escola Profissional da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt