O projeto “Prevenção na Escola”, cujo principal objetivo consiste na consciencialização das camadas mais jovens para a importância das medidas de autoproteção, envolveu aproximadamente 1400 crianças, provenientes das diversas escolas do primeiro ciclo do Concelho. A informação foi transmitida por Carlos Armando Costa, vereador da autarquia praiense e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), no âmbito da última sessão da iniciativa, realizada na passada segunda-feira, 11, na Escola da Fonte do Bastardo.
“Ao longo deste ano, o SMPCPV percorreu a rede escolar do primeiro ciclo do Concelho, com o intuito de incutir no público infantil uma cultura de responsabilidade individual e de proatividade face a situações de risco, uma vez que as crianças constituem importantes agentes de mudança na sociedade”, destacou o edil.
“Esta ação, desenvolvida em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), incluiu a apresentação de um vídeo alusivo às medidas de autoproteção, bem como o testemunho de um bombeiro, que explicou à comunidade escolar o papel desempenhado pelos bombeiros em caso de emergência, fazendo referência ao equipamento de proteção individual utilizado por estes profissionais”, referiu.
“Durante o projeto, foram abordados três gestos de segurança fundamentais, nomeadamente proteger, sair e aguardar, no sentido de incentivar as crianças a protegerem-se em locais seguros, a saírem do edifício em segurança, seguindo a sinalização de evacuação, e a aguardarem junto do professor, no ponto de encontro estabelecido, até as autoridades darem a ordem de regresso à escola”, disse.
“Creio que o balanço desta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades do SMPCPV, é positivo, visto termos conseguido alcançar um número considerável de crianças”, sublinhou.
O responsável municipal salientou ainda que o SMPCPV pretende manter a aposta na consciencialização do público infantil.
“Continuaremos a concretizar ações que contribuam para sensibilizar as novas gerações, incentivando as mesmas a adotarem comportamentos adequados a uma situação de emergência. No próximo ano, pretendemos também alcançar outras faixas etárias, porque a proteção civil é uma responsabilidade de todos”, enfatizou.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt