Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sensibilização dos mais novos para as medidas de autoproteção, Cerca de 1400 crianças abrangidas pelo projeto “Prevenção na Escola”
12 dezembro 2017

O projeto “Prevenção na Escola”, cujo principal objetivo consiste na consciencialização das camadas mais jovens para a importância das medidas de autoproteção, envolveu aproximadamente 1400 crianças, provenientes das diversas escolas do primeiro ciclo do Concelho. A informação foi transmitida por Carlos Armando Costa, vereador da autarquia praiense e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), no âmbito da última sessão da iniciativa, realizada na passada segunda-feira, 11, na Escola da Fonte do Bastardo.

“Ao longo deste ano, o SMPCPV percorreu a rede escolar do primeiro ciclo do Concelho, com o intuito de incutir no público infantil uma cultura de responsabilidade individual e de proatividade face a situações de risco, uma vez que as crianças constituem importantes agentes de mudança na sociedade”, destacou o edil.

“Esta ação, desenvolvida em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), incluiu a apresentação de um vídeo alusivo às medidas de autoproteção, bem como o testemunho de um bombeiro, que explicou à comunidade escolar o papel desempenhado pelos bombeiros em caso de emergência, fazendo referência ao equipamento de proteção individual utilizado por estes profissionais”, referiu.

“Durante o projeto, foram abordados três gestos de segurança fundamentais, nomeadamente proteger, sair e aguardar, no sentido de incentivar as crianças a protegerem-se em locais seguros, a saírem do edifício em segurança, seguindo a sinalização de evacuação, e a aguardarem junto do professor, no ponto de encontro estabelecido, até as autoridades darem a ordem de regresso à escola”, disse.

“Creio que o balanço desta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades do SMPCPV, é positivo, visto termos conseguido alcançar um número considerável de crianças”, sublinhou.

O responsável municipal salientou ainda que o SMPCPV pretende manter a aposta na consciencialização do público infantil.

“Continuaremos a concretizar ações que contribuam para sensibilizar as novas gerações, incentivando as mesmas a adotarem comportamentos adequados a uma situação de emergência. No próximo ano, pretendemos também alcançar outras faixas etárias, porque a proteção civil é uma responsabilidade de todos”, enfatizou.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt