Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tibério dinis reuniu com ministros da defesa nacional e negócios estrangeiros e com embaixador dos eua, Presidente da Câmara da Praia apresenta posição do Município sobre dossier Base das Lajes e aguarda com expectativa a Bilateral
13 dezembro 2017

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória reuniu, esta quarta-feira, com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional e com o embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, a quem apresentou a visão e as preocupações do Município da Praia da Vitória sobre os vários assuntos pendentes em relação à Base das Lajes, particularmente sobre o processo de descontaminação das áreas circundantes à infraestrutura militar localizada no Concelho.

No final do périplo, Tibério Dinis adiantou aguardar, com expectativa, resultados da reunião da Comissão Bilateral de Acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, agendada para esta quinta-feira, 14.

“Nestes encontros, transmiti as preocupações do Município e o que entendemos ser necessário fazer, quer no dossier da descontaminação quer noutras matérias. Aguardo agora resultados da Comissão Bilateral, tendo em conta que é o fórum adequado para decisões. Da parte da Autarquia, entendemos que este trabalho diplomático é fundamental para que a nossa visão e as nossas preocupações sejam conhecidas e sublinhadas”, adiantou o autarca praiense.

Na reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Tibério Dinis abordou a relação diplomática entre Portugal e os Estados Unidos em relação ao processo de descontaminação das zonas circundantes à Base das Lajes e apresentou um ponto de situação, na ótica da Autarquia, sobre os trabalhos desenvolvidos no terreno.

Ao ministro, transmitiu também a posição do Município nesta matéria: “a Câmara Municipal da Praia entende que cabe ao Governo da República responsabilizar-se nesta matéria, devendo, depois, assacar ou exigir responsabilidades ao governo norte-americano”.

Na reunião com o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, Tibério Dinis reforçou a preocupação do Município com o processo de descontaminação nas áreas circundantes da base das Lajes, tendo particularizado as questões incluídas no Orçamento de Estado para 2018 relativas a este dossier: a comparticipação do Governo da República no abastecimento de água em Santa Rita; a comparticipação, por via do Fundo Ambiental, nos processos de garantia da qualidade e segurança da água da rede pública interligada com a Base das Lajes; e a comparticipação do Governo da República nos custos assumidos pela Autarquia decorrentes do reforço das análises à água, exigido pela garantia de qualidade e segurança na água para consumo público no Concelho.

No encontro com o embaixador dos Estados Unidos, George Glass, o autarca praiense analisou os mesmos assuntos, apresentando a visão do Município ao sucessor de Robert Sherman.

Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória lamenta ausência da Comissão Bilateral da Base das Lajes.

Relativamente ao pedido de participação na reunião da Comissão Bilateral, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou que este não foi aceite pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, sendo a recusa justificada com o facto de os Açores já estarem representados no encontro.

“O senhor ministro entende que os Açores já se encontram representados nesta reunião e que, por isso, o Município da Praia da Vitória não deve estar presente. Discordamos desta argumentação, tendo em conta que a presença do Município não é inédita e que estão na agenda assuntos diretamente ligados ao Concelho, onde a nossa visão de proximidade pode contribuir para um melhor entendimento e decisão. Daí lamentar essa decisão. De qualquer forma, apresentei a todos os intervenientes a nossa visão e aguardo, de forma positiva, as conclusões da reunião da Comissão Bilateral”, considerou Tibério Dinis.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt