O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que a consciencialização das crianças e jovens para a conservação da natureza é essencial à sustentabilidade ambiental. Carlos Armando Costa intervinha na sessão de encerramento do projeto “Rota pela Floresta”, realizada na manhã de quarta-feira, 31, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Tendo em conta o considerável aumento dos incêndios florestais em Portugal e os efeitos nefastos das alterações climáticas, que se fazem sentir no mundo inteiro, urge desenvolvermos medidas que contribuam para a preservação das nossas florestas e das espécies endémicas da flora dos Açores, uma vez que estas fazem parte da nossa identidade”, sublinhou o edil.
“Essas medidas incluem a sensibilização da comunidade em geral e especialmente das gerações mais jovens, sendo estas importantes agentes de mudança na sociedade. Neste sentido, gostaria de parabenizar todas as escolas que participaram na iniciativa, demonstrando um elevado sentido de responsabilidade ambiental”, enfatizou.
Na ocasião, o autarca congratulou a Escola Básica e Jardim de Infância Irmãos Goulart, das Fontinhas, que além de ser galardoada como Eco-Escola, arrecadou o Prémio Qualidade, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, por apresentar um índice de qualidade Eco-Escolas igual ou superior a 75 por cento.
“Ao cuidarmos do meio ambiente, estamos a proporcionar uma melhor qualidade de vida às gerações presentes e vindouras. Deste modo, é fundamental incutir na nossa comunidade o respeito pela natureza, pois a proteção ambiental deve ser uma responsabilidade de todos”, concluiu.
Esta iniciativa, desenvolvida durante o mês de janeiro, contou com a participação de quatro escolas do concelho da Praia da Vitória, nomeadamente a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, a Escola Básica e Jardim de Infância Irmãos Goulart e o Colégio Divertiláxia.
Relativamente às atividades organizadas pelo Município, estas incluíram a plantação de espécies endémicas no recinto escolar, visitas de estudo a uma floresta natural (Furnas do Enxofre, Pico Matias Simão e Baías da Agualva) e a angariação de materiais para a Escola de Midões que foi destruída por um incêndio, em outubro do ano transato.
Além destas ações, foram entregues numa escola materiais alusivos ao projeto, nomeadamente uma pá, uma bandeira e um pergaminho, tendo este último sido utilizado para os alunos escreverem os seus compromissos de conservação da floresta e utilização sustentável dos recursos naturais. Após esta atividade, os alunos entregaram os referidos materiais às seguintes escolas. A rota terminou com a entrega dos materiais ao Município.
O projeto “Rota pela Floresta”, integrado no programa “Eco-Escolas” visa a preservação dos ecossistemas, com enfoque na floresta, através da criação de sinergias entre as escolas e as autarquias.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt