A promoção da qualidade dos produtos açorianos, associada à vertente da natureza, constitui uma das medidas fulcrais ao reforço da competitividade, contribuindo para alavancar a economia na Região. A ideia foi transmitida pelo vereador da Economia, Tiago Ormonde, na ação promovida pelo Município da Praia da Vitória em parceria com a Direção Regional de Apoio ao Investimento e á Competitividade, direcionada para a restauração e hotelaria, que decorreu na quinta-feira,22, na Sede do Juventude Desportiva Lajense, na Vila das Lajes, integrada na XI edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória.
"Os Açores são sobejamente conhecidos pelas suas condições únicas de produção. As especificidades naturais que nos caracterizam são o que nos distingue dos demais e o investimento realizado nos produtos açorianos é claramente uma mais-valia para a nossa economia", referiu o edil praiense.
"A conquista de novos mercados é um desafio constante, no entanto, e com o apoio do Governo Regional dos Açores, das associações agrícolas e dos produtores, estamos no caminho certo ao nível do reforço da competitividade e da dinamização económica", acrescentou.
"Para além do apoio financeiro, essencial à valorização do sector agrícola, o Município da Praia da Vitória entende que a partilha de experiências entre as pessoas e entidades ligadas ao sector é fulcral para fomentar o conhecimento e apostar em novas ideias. Por este motivo, continuamos há onze anos a apostar na concretização de iniciativas como as Jornadas Agrícolas", disse.
"O tema deste ano envolve a alimentação saudável, pois a qualidade dos nossos produtos impõe-se também ao nível da saúde. É fundamental continuarmos a apoiar a comunidade, dando a conhecer o que de melhor se produz localmente", destacou.
"Nunca é demais ressalvar o esforço diário realizado pelos produtores na criação de um algo genuíno e que, neste momento, é reconhecido também internacionalmente. O trabalho desenvolvido no âmbito da Marca Açores contribuiu significativamente para reforçarmos a nossa presença além-fronteiras", concluiu.
Para o efeito esteve presente o orador Daniel Mestre, da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, DRAIC, que dissertou sobre os instrumentos de apoio à hotelaria e restauração, na aquisição de produtos “Marca Açores”
“As áreas da Hotelaria e da Restauração estão intrinsecamente ligadas ao Turismo, devido à utilização conjunta dos nossos produtos, sendo do interesse do Governo Regional motivar a utilização de produtos açorianos a fim de promover o que é nosso e melhorar a experiência de quem nos visita", referiu.
"O Governo Regional dos Açores define como objetivo estratégico para os próximos anos o alargamento da base económica de exportação. Para que consigamos alcançar esta meta, é necessário estimular o investimento em bens transacionáveis, incrementar a venda de produtos açorianos para o exterior da Região, e aumentar o consumo destes produtos internamente, reduzindo as importações", explicou.
"Continuaremos a apostar no reforço de um sistema de incentivos ao desenvolvimento local, no aperfeiçoamento da Marca Açores como sinónimo de qualidade ecológica e também na criação de um plano anual de feiras, dando a oportunidade às empresas regionais de participarem noutros mercados", disse.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt