Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na sessão de abertura das XI Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, “A sustentabilidade da agricultura açoriana passa pela união de esforços entre as diversas associações do setor”, afirma Tibério Dinis
27 fevereiro 2018

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que a cooperação entre todas as entidades ligadas à agricultura é fundamental para garantir o futuro deste setor na Região. Tibério Dinis, que falava na sessão de abertura das XI Jornadas Agrícolas, realizada na noite da passada sexta-feira, 23, na Sociedade Progresso Lajense, evidenciou ainda o papel preponderante que o setor primário assume no desenvolvimento socioeconómico local.

“Para conseguirmos fazer face aos desafios que surgem na agricultura, é necessário que as várias associações agrícolas trabalhem em conjunto e continuem o trabalho em cooperação com as entidades competentes para a criação de melhores condições para os produtores”, referiu o autarca.

“Todas as pessoas do setor devem unir-se na procura de soluções para o crescimento do mesmo, definindo estratégias que possam colmatar os obstáculos existentes nas vertentes da produção, da transformação e da comercialização. Urge apostar na inovação das explorações e na comercialização dos produtos regionais junto dos grandes mercados, tendo em conta que há uma ligação muito direta entre o desenvolvimento económico das ilhas e a agricultura. Quanto mais desenvolvido o setor agrícola estiver, mais riqueza trará para os Açores”, enfatizou.

Na ocasião, o edil praiense fez também referência à temática do evento, realçando a sua importância.

“Este ano, abordamos a questão da alimentação saudável, no sentido de chegarmos diretamente ao consumidor. É uma temática que nos diz respeito a todos, especialmente porque existe uma crescente preocupação com a alimentação por parte das pessoas, atualmente”, disse.

“Teremos oradores de grande notoriedade, que abordarão os desafios da agricultura. Creio que o ano de 2017 foi de recuperação, no entanto ainda há muito a fazer, pois ao longo do tempo vão surgindo novas preocupações. Deste modo, considero a concretização desta iniciativa bastante relevante e profícua para todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados ao setor agropecuário. Desejo-vos um excelente trabalho”, concluiu.

José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), acredita que as Jornadas Agrícolas constituem uma oportunidade de reflexão e aquisição de conhecimentos por parte dos produtores.

“Como região ultraperiférica, com um clima húmido, temos a vantagem de ter pastagens praticamente o ano inteiro, o que nos permite produzir bastante e, consequentemente, aumentar a comercialização dos nossos produtos. Neste sentido, devemos apostar mais nas exportações e reduzir o número de importações, acrescentando valor àquilo que produzimos”, referenciou.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, César Toste e do diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

Câmara Municipal da Praia da Vitória cria Conselho Local de Agricultura

A Câmara Municipal da Praia da Vitória irá proceder à criação do Conselho Local de Agricultura, a fim de promover o debate das problemáticas associadas ao setor agropecuário. A informação foi avançada por Tibério Dinis, presidente da autarquia praiense, no âmbito da sessão de encerramento da 11ª edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreu no domingo, 25, na Sociedade Progresso Lajense.

“Considerando a relevância da agricultura para a economia local, decidimos apostar neste Conselho, que reunirá as associações agrícolas, os representantes das Juntas de Freguesia e todos aqueles que têm ligação ao setor. Este será um espaço de debate e partilha de conhecimentos e experiências para desenvolvermos medidas que contribuam para alavancar a vertente da agricultura no nosso Concelho, Ilha e Região. Acredito que a criação do Conselho nos permitirá delinear estratégias comuns em prol da evolução da agricultura nos Açores”, adiantou o responsável municipal.

“É importante referir também que o setor agrícola acrescenta valor à componente turística, pelas suas pastagens e paisagens, bem como pelo produto consumido por quem nos visita”, sublinhou.

“A Autarquia não tem uma competência direta neste setor, mas tem um conjunto de competências indiretas que apoiam os produtores no seu dia-a-dia, tais como o abastecimento de água para consumo dos animais e a promoção de iniciativas que visem a divulgação dos nossos produtos, cuja qualidade tem sido reconhecida a nível nacional e internacional”, explicou.

“Para terminar, gostaria de vos alertar para as notícias que têm aparecido acerca do nosso ecossistema e de potenciais problemáticas que ainda não estão estudadas. Muito se trabalhou para valorizar e divulgar o nosso produto e meros boatos e opiniões não podem colocar em causa esse trabalho, por isso apelo a que realizem estudos e investiguem, em vez de criarem cenários desfasados da realidade”, frisou.

Segundo Mónica Oliveira, presidente da BioAzórica, “o tema das Jornadas este ano vem reafirmar a importância da agricultura biológica na Ilha e na Região e os benefícios que a mesma traz para a saúde. Estamos no bom caminho para conquistar novos mercados e construir uma imagem sólida dos Açores enquanto destino de natureza, com um potencial agro-alimentar indiscutível e único”.

Tiago Couto, representante da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), salientou o conhecimento e experiência dos oradores e as mais-valias das suas intervenções, fazendo referência à necessidade de resolução de algumas problemáticas que afetam os jovens agricultores, nomeadamente os pagamentos à segurança social.

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, desafiou as indústrias dos Açores a não acompanharem a descida do preço do leite pago aos produtores e a concentrarem as suas capacidades e ações na inovação e na valorização das produções, descrevendo a baixa de preço do leite numa indústria da Região como “inesperada e incompreensível”. O representante do Governo Regional mencionou ainda os primeiros passos que a indústria nos Açores está a dar no que concerne à produção de leite biológico, realçando o caráter inovador desta aposta.

As XI Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que tiveram lugar na Vila das Lajes, entre os dias 22 e 25, resultam de uma parceria entre a autarquia praiense, o Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Agricultura, da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC); a AAIT; a BioAzórica; e a AJAT.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt