Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Iniciativa foi apresentada na quinta-feira, 01 de março, SMPCPV lança projeto “Vulnerabilidades aos Perigos Hidrológicos”
05 março 2018

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) desenvolveu um projeto de prevenção de riscos hidrológicos, a implementar nas dez freguesias e Vila do Concelho. A apresentação do mesmo, intitulado “Vulnerabilidades aos Perigos Hidrológicos”, decorreu na passada quinta-feira, 01, na sede do SMPCPV, no âmbito de uma reunião com os presidentes das juntas de freguesia.

“A concretização deste projeto permitir-nos-á avaliar os riscos associados a fenómenos hidrológicos extremos, como inundações, e sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção, aumentando a capacidade de resiliência da mesma”, adiantou Carlos Armando Costa, vereador com competência na área da Proteção Civil.

“Pretendemos reunir regularmente com os responsáveis das juntas de freguesia, enquanto representantes locais, a fim de definir medidas que contribuam para mitigar os impactos de uma catástrofe natural, das quais destaco a limpeza de bueiros e ribeiras e a requalificação de algumas infraestruturas”, explicou.

“A escolha desta data para apresentação do projeto deve-se ao facto de hoje se comemorar o Dia Mundial da Proteção Civil, uma efeméride que devemos assinalar, evidenciando o papel preponderante da Proteção Civil na redução dos efeitos provocados por um acidente grave ou catástrofe natural e no reforço da segurança e bem-estar da comunidade”, enfatizou.

Durante o encontro, o autarca fez ainda referência à elaboração de um plano com ações de manutenção, responsabilizando as diversas entidades a intervirem de acordo com a própria área de atuação.

“É importante frisar o papel que as entidades locais desempenham numa situação de emergência, tendo em conta a sua proximidade com a população, assim como o conhecimento do terreno e vulnerabilidades do mesmo. Deste modo, temos apostado no melhoramento da articulação de todos os agentes de Proteção Civil do Concelho, através da realização de formações e simulacros, para garantirmos uma maior celeridade na resposta a possíveis ocorrências”, sublinhou.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt