Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara da Praia e Ministério da Defesa protocolam apoio para abastecimento de água a Santa Rita, Protocolo é “momento histórico”, mas Município da Praia quer mais envolvimento do Governo da República
12 março 2018

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória classifica de “histórico” o protocolo assinado, na manhã de segunda-feira, 12, entre a Autarquia e o Ministério da Defesa Nacional, o qual, entre outros dossiers, define o envolvimento do Governo da República no processo e investimento que garantirá o abastecimento de água à zona de Santa Rita.

Tibério Dinis, intervindo após a assinatura do documento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realçou que o momento, “[em que] pela primeira vez, o Estado Português assume responsabilidade nesta matéria”, deve potenciar o apoio a outras reivindicações da Autarquia, nomeadamente o reforço da ação com vista à descontaminação dos solos em redor da Base das Lajes, o aproveitamento civil das áreas e infraestruturas anexas ao molhe norte da baía da Praia e a presença do Município da Praia nas reuniões da Comissão Bilateral de Acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos.

“Sr. Ministro, para as questões estratégicas que temos pela frente e em comum, este protocolo é uma minudência, mas que saiba que nunca outro governante, antes de si, tinha assumido esta responsabilidade. Ao Estado Português, antes tarde do que nunca, e no futuro não se atrasem mais. Pessoal e politicamente agradeço-lhe em nome dos praienses e da Praia da Vitória este passo decisivo de compromisso do Estado Português. A Câmara Municipal da Praia da Vitória é a responsável pela água para abastecimento público neste Concelho. A Câmara Municipal da Praia da Vitória é a entidade que no limite é a responsável absoluta por qualquer problema que venha a surgir no abastecimento de água para consumo humano. Neste sentido, reivindicamos firmemente ao Estado Português o pleno direito de incluirmos as Reuniões Bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos da América.”, enfatizou.

Relativamente ao processo de descontaminação, o autarca praiense sublinhou o empenho do Município da Praia na resolução do problema, mas sublinhando o rigor técnico e científico que deve nortear a ação.

“A posição da Câmara Municipal da Praia da Vitória acerca da descontaminação é clara: que todos os locais contaminados - e todos os que venham a ser identificados como tal - sejam objeto de intervenções que assegurem a total descontaminação. Reitero, o apelo a todos os agentes públicos e à sociedade civil a definição clara desta prioridade de ação, assim como, o devido fundamento nas declarações a produzir nesta matéria, de modo a que sejam fundamentadas científica e tecnicamente e não se criem cenários desfasados da realidade, com custos colaterais para a imagem e futuro da Praia da Vitória”, disse.

Neste ponto, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória realçou, contudo, o compromisso – expresso no Orçamento de Estado – da República no apoio aos custos decorrentes das análises extraordinárias implementadas pela Autarquia para garantir a qualidade da água fornecida para consumo público no Concelho.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória nunca hesitou no que diz respeito à qualidade e segurança da água para abastecimento público. Não esperamos por ninguém para efetuar a monitorização, mesmo sabendo que o seu custo, no final, nunca deveria ser imputado aos praienses. Finalmente, vimos inscritas estas reivindicações, de direito próprio, no Orçamento de Estado, esperamos agora e apelamos à sua rápida implementação e efetivação”, apelou.

Além desta matéria, Tibério Dinis recordou a reivindicação da Autarquia de aproveitamento civil do molhe norte da baía, assim como da área anexa à infraestrutura.

“O nosso entendimento nessa matéria é também claro, se esta parcela do nosso território hoje não é uma mais-valia para a missão militar, deve ser uma mais-valia para uma missão civil. Neste sentido, e no espírito de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, acreditamos no potencial desta infraestrutura para fins civis, nomeadamente, permitindo a requalificação e beneficiação de toda a Zona Norte, do maior espelho de água dos Açores. Acreditamos que juntos chegaremos a um entendimento, sempre tendo como principal desígnio o interesse nacional e o interesse dos praienses e da Praia da Vitória”, sublinhou.

Relativamente ao protocolo firmado esta segunda-feira entre o Município da Praia e o Ministério da Defesa Nacional, Tibério Dinis destacou ser um passo importante, que espelha o compromisso do Governo da República.

O projeto para abastecimento de água a Santa Rita está orçado em dois milhões de euros, sendo cofinanciado a 85% pelo Plano Operacional 2020 e no qual o Governo da República assume a parte não cofinanciada.

O projeto engloba a substituição da rede militar de águas da Serra de Santa Rita e substitui-la por uma rede de água civil, encerra o furo Juncal 2, em estado de sobre-exploração e com intrusão salina e cria redundância nos furos de abastecimento de água para consumo humano próximos de áreas contaminadas, garantindo a total fiabilidade a médio e longo prazo, e, afastar por completo qualquer risco de contaminação futura da água para abastecimento público.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais