O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o estudo que está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e a Faculdade de Enfermagem de Dartmouth da Universidade de Massachussetts para avaliar os impactos da reforma nos aposentados da Base das Lajes, aquando da redução do efetivo militar norte-americano, é relevante para definir o impacto socioeconómico e na saúde, desta transição no Concelho. Tibério Dinis intervinha no âmbito da conferência de imprensa do projeto “Bridging the Atlantic”, que decorreu na manhã de quarta-feira, 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“O reforço da qualidade de vida dos munícipes constitui um dos objetivos centrais da nossa ação enquanto Executivo. Por este motivo, acreditamos que este estudo é uma mais-valia na avaliação do estilo de vida das pessoas que deixaram de cumprir funções na Base das Lajes, bem como dos impactos sociais e económicos desta situação na comunidade”, destacou o autarca.
“Existe um conjunto de pessoas que desempenhavam funções laborais na Base das Lajes e, de forma repentina, deixaram de as cumprir, assumindo um estilo de vida diferente na sua rotina diária. Esta situação tem impactos diretos na comunidade onde estão inseridas e na própria saúde, tanto física como mental, uma vez que há uma maior propensão para o sedentarismo e a necessidade de adaptação a um estilo de vida diferente”, disse.
“Sermos proactivos na identificação dos impactos que esta alteração tem na vida dos cidadãos permite, em conjunto com a Unidade de Saúde e a Universidade dos Açores, após o conhecimentos dos resultados do estudo, definir e implementar medidas de promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente, de combate ao sedentarismo, reeducação dos hábitos alimentares e inclusão social”, enfatizou.
Luís Miguel Gomes, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, realçou a importância do projeto “Bridging the Atlantic” na otimização de competências dos alunos na vertente da investigação, fazendo referência à qualidade do serviço de saúde da Ilha Terceira.
Para Maryellen Brisbois, docente da Faculdade de Enfermagem de Dartmouth, “esta iniciativa permite a evolução dos alunos, que são o futuro da enfermagem, através da partilha de conhecimentos e experiências. Trata-se de um intercâmbio cultural, que contribui para enriquecer todos os participantes nas componentes profissional e pessoal”.
Timothy Lima, coordenador do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde - Universidade dos Açores, salientou o contributo que este tipo de estudos dá à comunidade e referiu a relevância dos mesmos no crescimento dos estudantes, enquanto profissionais de saúde e investigadores.
O estudo, denominado “Perceção, transição e adaptação e qualidade de vida dos aposentados do downsizing da Base das Lajes: Um diagnóstico de situação”, consiste num inquérito sociodemográfico, realizado na Unidade de Saúde da Ilha Terceira.
Relativamente ao relatório preliminar do estudo, o mesmo será apresentado, em meados de abril, à Fundação de Mello, que apoia o projeto.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt