Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na sessão de abertura das V Jornadas de Reflexão de Animação Turística, Tibério Dinis desafia empresas de turismo de natureza e operadores de turismo cultural a unirem esforços em prol da dinamização do setor na Ilha Terceira
15 março 2018

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que o desenvolvimento do setor turístico na Ilha Terceira passa pela cooperação entre as empresas ligadas ao turismo de natureza e os operadores de turismo cultural. Tibério Dinis, que falava na sessão de abertura das V Jornadas de Reflexão de Animação Turística, realizada na tarde de quinta-feira, 15, no Auditório do Ramo Grande, desafiou os operadores turísticos a unirem esforços, salientando que o turismo cultural deve ser um complemento ao turismo de natureza.

“Sabemos que o destino Açores, em particular a Ilha Terceira, é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua beleza natural, no entanto é importante promovermos também o nosso património cultural e, por isso, gostaria de lançar um desafio aos operadores turísticos: unam-se e potenciem ambas as vertentes junto de quem nos visita. No meu entender, deve existir uma simbiose perfeita entre a natureza e a cultura”, realçou o edil praiense.

“A nossa Região tem muito para oferecer ao nível do turismo de natureza, mas não nos podemos esquecer do património cultural, que é extremamente rico, bem como a gastronomia e as tradições enraizadas nas nossas gentes, que nos definem enquanto povo açoriano”, frisou.

“No que concerne à Ilha Terceira, destaco o facto de termos uma cidade património, o nosso Carnaval, que é uma tradição muito própria e com grande potencial, a baía da Praia da Vitória, considerada um local de excelência para a prática de desportos náuticos, e as zonas húmidas, que contribuem para alavancar o turismo ornitológico, uma atividade em ascensão. Creio que é muito importante existir uma parceria entre os dois concelhos, porque ambos fazem parte desta ilha e se complementam entre si”, acrescentou.

Na ocasião, o autarca enalteceu o trabalho efetuado pelos operadores marítimo-turísticos no que diz respeito à promoção da oferta turística na Ilha Terceira.

“Para terminar, gostaria de referir que o Município se encontra a desenvolver alguns projetos na área do Turismo. Pretendemos ainda alargar os nossos trilhos homologados e manter a colaboração direta com as empresas do setor. Uma das nossas preocupações centrais consiste na potenciação do setor turístico, pois entendemos que o mesmo assume um papel preponderante no crescimento socioeconómico local”, concluiu.

Segundo Sandro Paim, presidente da Associação Regional de Turismo (ART), “Baleação, Enoturismo, Carnaval, Empreendedorismo e Inovação são algumas das temáticas que constituem esta iniciativa, que acreditamos ser uma mais-valia na definição de estratégias de promoção dos Açores enquanto destino turístico. Este ano, voltamos a dar enfoque ao turismo cultural por considerarmos que reunimos as condições necessárias para dinamizar esta componente e aumentar o fluxo turístico. Temos de explorar de forma responsável e sustentável o nosso património cultural, que é bastante rico e valioso”.

Para Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, “a preservação do património cultural e a proteção da natureza são algumas das prioridades do Governo Regional, que tem apostado na criação de medidas que valorizem estas duas vertentes. Este ano, será marcado pela implementação das Rotas do Touring Cultural e Paisagístico, designadamente a Rota da Baleia e a Rota do Vinho. Posteriormente, serão ainda implementadas as Rotas do Espírito Santo, dos Vulcões e do Património da Unesco. Estas pretendem ser produtos comerciais estruturados, promovidos por entidades público-privadas e comercializados pelos agentes privados do setor”.

Todos os painéis das V Jornadas de Reflexão de Animação Turística terão lugar no Auditório do Ramo Grande, estando previstos vários “workshops” a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nomeadamente “Criação de Rotas e interpretação do Património”, “Turismo Cultural e atividades de teambuilding”, “Criatividade e Inovação em Eventos: do conceito à proposta”, “Criatividade e Inovação no Artesanato”, “Estratégias de marca para o turismo” e “Vinhos dos Açores – castas e perfis”.

O evento, promovido pela ART em colaboração com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, culmina no dia 17, com um programa social, que engloba diversas atividades, direcionadas à comunidade, em ambos os concelhos.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt