O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Tibério Dinis, acompanhado pela Vereadora Paula Ramos, responsável pelo pelouro do ambiente, reuniram com os ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, em simultâneo, a fim de reivindicar a presença da Autarquia nas reuniões bilaterais sobre a Base das Lajes e a descontaminação dos locais identificados como contaminados. Deste encontro, que decorreu no Palácio das Necessidades na passada segunda-feira, 30 de abril, ficou garantido, por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros, o acesso da CMPV à documentação e procedimentos realizados no âmbito das reuniões da Comissão Bilateral Permanente.
"No âmbito da reivindicação da presença nas reuniões bilaterais entre os Estados Unidos da América e Portugal, reunimos com os ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, por considerarmos fundamental reafirmarmos a nossa posição sobre os desenvolvimentos, no que concerne à Base das Lajes e à descontaminação dos locais identificados como contaminados. Este pedido foi, uma vez mais, rejeitado e o Município continuará a não estar presente nestes encontros. Apesar de não concordamos com esta posição, obtivemos a garantia do acesso aos documentos e procedimentos realizados durante estas reuniões. Acredito que este é um passo importante para o Município e para a defesa dos interesses dos praienses ", adiantou o autarca.
"Como sempre, assumimos o compromisso da reivindicação pela descontaminação total dos locais identificados como contaminados. Com persistência continuaremos a trabalhar em prol do bem-estar dos praienses, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de quem escolhe a Praia da Vitória para viver, visitar ou investir", salientou o edil praiense.
"Outro dos temas considerados neste encontro teve a ver com a cedência dos terrenos do Porto Americano, situado na Praia da Vitória. Reivindicamos esta situação, porque entendemos que esta infraestrutura deve dar o seu contributo para a economia do Concelho. Da parte do Governo da República tivemos a mesma garantia, já dada pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, a quando da sua visita à Praia da Vitória em março, encontrando-se o processo a aguardar parecer das entidades norte-americanas", disse.
"O Município da Praia da Vitória manter-se-á atento, alerta e em terreno perante esta situação, encetando contactos e reuniões dentro do quadro diplomático aberto e ao dispor da CMPV", reforçou.
O responsável municipal deixou ainda uma mensagem de esperança, assente em princípios como a proximidade e a persistência, a fim de reforçar a importância do concelho da Praia da Vitória nas relações externas.
" A Autarquia praiense continuará a trabalhar na persecução de medidas que contribuam para valorizar a Cidade e também as freguesias e Vila que integram o Concelho. Garantir o desenvolvimento local, apesar dos desafios associados à redução de efetivos militar na Base das Lajes, e a descontaminação dos locais identificados como contaminados, é uma das nossas prioridades", concluiu.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt