Foi formalizado o contrato para gestão da estratégia de desenvolvimento local de base comunitária entre a autoridade de gestão do Programa Operacional Mar 2020 e o Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca, intitulado GRATER Mar, para o território das Ilhas Terceira e Graciosa, numa envolvência da GRATER no setor enquanto entidade gestora da parceria. A criação dos grupos de ação local da pesca pretende reforçar a sustentabilidade económica, social, ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias na Região.
A cerimónia decorreu ontem, 03, na sede da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Esta contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e Presidente do Conselho de Administração da GRATER, Tibério Dinis, e da vice-presidente do Conselho de Administração, Eng.ª Fátima Amorim.
"Dada uma maior envolvência da GRATER em assuntos relacionados com o mar, e o grande potencial que apresenta para o setor, esta será a entidade gestora dos assuntos relacionados com as comunidades piscatórias do território da Graciosa e da Terceira," disse Tibério Dinis.
"Este programa de ação de investimentos, envolve várias tipologias de intervenções, nomeadamente, na área da inovação do espaço marítimo, qualificação escolar e profissional relacionada com o mar, e ações de preservação, conservação e valorização do património e recursos do mar," adiantou o Autarca Praiense.
"A nível económico, tem vindo a ser preparado ações no sentido de reforçar a competitividade do turismo, dos produtos locais, e dos circuitos de transporte de bens alimentares. A criação e dinamização do setor empresarial ligado ao meio aquático, e a melhoria da qualidade dos produtos e dos recursos endógenos, assentam num processo de modernização, creditação e aumento da quota de mercado", acrescentou o edil praiense.
A estratégia de desenvolvimento local, a ser desenvolvida pelo GAL Pescas GRATER Mar, assenta em sete intervenções: Inovação em espaço marítimo; Qualificação escolar e profissional relacionada com o mar; Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos; Reforço da Competitividade da Pesca; Reforço da Competitividade do Turismo; Promoção de produtos locais de qualidade; e melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar. Será possível serem formalizadas candidaturas no âmbito das sete intervenções incluídas no programa de ação e investimentos, muito brevemente. Estará disponível para os projetos o montante de aproximadamente 780 mil euros comparticipados a 85% pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP) e 15% pelo orçamento da Região Autónoma dos Açores.
"Esta é uma área de grande interesse para a GRATER, permitindo-lhe gerar uma maior amplitude na sua atuação, assumindo os desafios do mar como prioritários, dinamizando a atividade piscatória das Ilhas Terceira e Graciosa" finalizou.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt