O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considera uma evolução positiva as informações relativas ao processo de descontaminação nas áreas circundantes à Base das Lajes, prestadas na reunião da Comissão Bilateral Permanente de Acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, que decorreu esta semana em Washington.
No entanto, o autarca praiense sublinha a necessidade de serem pormenorizados os trabalhos realizados e os resultados obtidos.
“As informações veiculadas são satisfatórias. Secundando a posição do Governo Regional dos Açores, também entendemos que foram apresentados dados que espelham uma ação mais célere e efetiva do que a concretizada até então. Recebemos a informação que, além da intervenção em dois locais, outros oito locais estão ou a ser alvo de intervenção ou está perspetivada uma ação de descontaminação. Além disso, recebemos também a informação de se ter registado uma melhoria de resultados nas intervenções realizadas na Porta de Armas e no South Tank Farm”, explicou.
Para Tibério Dinis, a informação veiculada carece agora de comprovação técnica e científica, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para que possam ser avaliados concretamente os trabalhos realizados e em curso.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória continua e continuará a acompanhar todos os trabalhos e, ao mesmo tempo, a reivindicar firmemente a descontaminação total da pegada ambiental resultante da presença militar norte-americana no Concelho”, sublinhou Tibério Dinis.
Nestas declarações, o presidente do Município praiense enfatizou ainda a postura do atual comandante do destacamento militar americano na Base das Lajes, coronel Peter P. Feng, e do Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, George Glass.
“No caso do coronel Feng, apostou numa abordagem de ação concreta, revelando real preocupação com esta temática. Sabendo que está próximo o término do seu destacamento na Base das Lajes, depositamos muita expetativa no oficial que o substituirá, esperando que a proatividade revelada pelo coronel Feng se mantenha. No caso do Embaixador Glass, realçamos também a sua abertura e empenho para este assunto, assim como a proximidade que tem mantido com o Município da Praia da Vitória”, sublinhou Tibério Dinis.
A 39ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos decorreu, esta semana, em Washington.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt