Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Reação à reunião da Comissão Bilateral Permanente, Presidente da Câmara Municipal da Praia considera evolução positiva sobre processo de descontaminação, mas defende avaliação científica das ações e resultados
24 maio 2018

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considera uma evolução positiva as informações relativas ao processo de descontaminação nas áreas circundantes à Base das Lajes, prestadas na reunião da Comissão Bilateral Permanente de Acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, que decorreu esta semana em Washington.

No entanto, o autarca praiense sublinha a necessidade de serem pormenorizados os trabalhos realizados e os resultados obtidos.

“As informações veiculadas são satisfatórias. Secundando a posição do Governo Regional dos Açores, também entendemos que foram apresentados dados que espelham uma ação mais célere e efetiva do que a concretizada até então. Recebemos a informação que, além da intervenção em dois locais, outros oito locais estão ou a ser alvo de intervenção ou está perspetivada uma ação de descontaminação. Além disso, recebemos também a informação de se ter registado uma melhoria de resultados nas intervenções realizadas na Porta de Armas e no South Tank Farm”, explicou.

Para Tibério Dinis, a informação veiculada carece agora de comprovação técnica e científica, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para que possam ser avaliados concretamente os trabalhos realizados e em curso.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória continua e continuará a acompanhar todos os trabalhos e, ao mesmo tempo, a reivindicar firmemente a descontaminação total da pegada ambiental resultante da presença militar norte-americana no Concelho”, sublinhou Tibério Dinis.

Nestas declarações, o presidente do Município praiense enfatizou ainda a postura do atual comandante do destacamento militar americano na Base das Lajes, coronel Peter P. Feng, e do Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, George Glass.

“No caso do coronel Feng, apostou numa abordagem de ação concreta, revelando real preocupação com esta temática. Sabendo que está próximo o término do seu destacamento na Base das Lajes, depositamos muita expetativa no oficial que o substituirá, esperando que a proatividade revelada pelo coronel Feng se mantenha. No caso do Embaixador Glass, realçamos também a sua abertura e empenho para este assunto, assim como a proximidade que tem mantido com o Município da Praia da Vitória”, sublinhou Tibério Dinis.

A 39ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos decorreu, esta semana, em Washington.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt