A Praia da Riviera foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão Praia Zero Poluição, atribuído pela Associação Portuguesa de Ambiente. O anúncio foi realizado pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, no âmbito da cerimónia de hastear da Bandeira Azul da Europa, que decorreu na sexta,15, na Praia Grande.
"As zonas balneares do Concelho são um atrativo para quem nos visita, seja para os residentes ou turistas, e isso acontece devido à aposta que é feita pelo Município da Praia da Vitória na qualidade destes locais, pois assumimos a importância dos mesmos na dinamização turística e valorização das potencialidades da Praia da Vitória. Esta aposta na qualidade é reconhecida a nível nacional, nomeadamente pela distinção da Praia da Riviera como "Praia de Poluição Zero". Das 42 zonas do País que receberam esta distinção, duas delas são açorianas: a Praia da Riviera, na Praia da Vitória, e a Praia do Barro Vermelho, situada em Santa Cruz da Graciosa", explicou o responsável municipal.
"Associada a esta situação, o concelho da Praia da Vitória dispõe do maior número de bandeiras azuis da Região Autónoma dos Açores, demonstrando que o esforço realizado contribuiu para o reforço da qualidade de vida da comunidade. Estamos orgulhosos, mas cientes de que é preciso continuar a trabalhar para garantir o bem-estar e a segurança de quem frequenta as nossas zonas balneares. Os locais da Praia Grande, Praínha, Praia da Riviera, Piscina do Porto Martins, Escaleiras e Biscoitos dispõem de bandeira azul. A este grupo deverá juntar-se a zona das Quatro Ribeiras, assim que for obtida a confirmação definitiva ", disse o edil praiense.
"Outra das vertentes, designadamente o reforço das acessibilidades nestes locais é uma das nossas prioridades, permitindo-nos assinalar hoje, aqui, também as praias acessíveis de que o Concelho dispõe. São elas: a Praia Grande, a Praínha, a Piscina do Porto Martins, as Escaleiras e os Biscoitos. Acreditamos na importância de as nossas praias estarem devidamente equipadas para garantirem a presença de todos durante esta época de verão", referiu.
"A decisão do alargamento da época balnear, de 01 de junho até 15 de setembro, procura responder à procura que se registou nos últimos anos em termos de turismo. Hoje temos todas as praias devidamente equipadas, e o facto de sermos o Concelho com mais bandeiras azuis corrobora a qualidade destes locais", reforçou.
"O investimento nas reparações e manutenção das zonas balneares não foi inferior aos outros anos, apenas houve uma mudança de paradigma. Em anos anteriores, e devido ao mau tempo, as reestruturações foram mais significativas. No que concerne a este ano, e apesar das reparações terem sido em menor número, grande parte do investimento esteve relacionado com a reposição de areia na Praia Grande e na Praia dos Sargentos, cujo investimento foi cerca de 40 mil euros", adiantou.
O Vereador com o pelouro das Obras Públicas frisou a parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBVPV) para a garantia e gestão de nadadores-salvadores, constituindo um investimento na ordem dos 90 mil euros.
"Gostaria de salientar o protocolo com a AHBVPV, responsáveis pela coordenação dos nadadores-salvadores. Este é um investimento que atinge os 90 mil euros, garantido a segurança das pessoas por profissionais na área. Acreditamos que esta é uma mais valia para o funcionamento das zonas balneares", salientou.
O autarca deixou ainda o seu agradecimento a todos os colaboradores da CMPV, à Capitania do Porto da Praia, à Direção Regional do Ambiente, e à AHBVPV pela prontidão e cooperação na preparação da época balnear.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt