Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Inauguração do Miradouro da Boavista, Espaço reflete o espírito de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia de Santa Cruz
18 junho 2018

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Tibério Dinis, defende que a utilização do Miradouro da Boavista permite do reforço da atividade turística na Praia da Vitória, complementando a sua missão inicial na defesa nacional e na boa navegação no porto da Praia da Vitória. A ideia foi veiculada, na manhã do dia 18 de junho, durante a cerimónia de inauguração do espaço, que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges e do Capitão do Porto da Praia da Vitória, João Cabeças.

O autarca praiense salientou o espírito de cooperação partilhado entre a Junta de Freguesia de Santa Cruz, o Município da Praia da Vitória e o Ministério da Defesa Nacional para a realização da obra.

"O Miradouro da Boavista representa o espírito de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional (MDN), a CMPV e a Junta de Freguesia de Santa Cruz. Este espaço representa um sonho antigo da Praia da Vitória, que se tornou realidade através da cooperação entre todas as entidades. A partir de hoje, o Miradouro da Boavista ganha uma nova subfunção, intimamente ligada ao lazer, ao turismo e à contemplação do maior espelho de água dos Açores," disse o edil praiense.

O Presidente da Autarquia Praiense lançou também o desafio a José Azeredo Lopes, para que se chegasse a um entendimento quanto à situação dos terrenos afetos ao Porto militar na Praia da Vitória.

"A Praia da Vitória possui no seu território várias infraestruturas de índole militar, que hoje estão desafetas à sua função ou até mesmo abandonadas, e uma destas é Porto Militar da Praia da Vitória. Pretendemos requalificar toda a Zona Norte da sua Baía, atribuindo-lhe uma função em prol do desenvolvimento local", realçou o autarca.

"Acreditamos que juntos chegaremos a um entendimento, sempre tendo como principal desígnio o interesse nacional e o interesse dos praienses e da Praia da Vitória," referiu.

O Presidente do Município da Praia da Vitória, aproveitou o momento para fazer o ponto de situação sobre os assuntos estruturantes que ambas as entidades têm vindo a trabalhar em conjunto.

"Após o compromisso do Estado Português para com a Rede de Abastecimento de Água a Santa Rita, a Câmara Municipal, através da Empresa Municipal Praia Ambiente, está a avançar com o projeto, no valor total de dois milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo Plano Operacional 2020 e no qual o Governo da República assume a parte não cofinanciada. Este projeto está em fase final de adjudicação, estando o seu início previsto para o terceiro trimestre," mencionou

"Na sequência da última reunião Bilateral entre os Estados Unidos e Portugal, entendemos que foram apresentados dados que espelham uma ação mais célere e efetiva do que a concretizada até então. Recebemos a informação que, além da intervenção em dois locais, outros oito locais estão ou serão alvo de uma ação de descontaminação," acrescentou.

"Recordo que o nosso objetivo final é a descontaminação total, a recuperação completa da pegada ambiental, mas na última Bilateral, deu-se um passo decisivo. Iremos também trabalhar na questão do âmbito do ordenamento do território e que recentemente estão a causar sofrimento e desolação a várias famílias na zona de Santa Rita, no denominado Bairro dos Americanos," reforçou.

Tibério Dinis deixou o seu agradecimento ao Ministro da Defesa Nacional, pela sua atenção para com as problemáticas da Praia da Vitória e a proximidade com que tem trabalhado com este executivo municipal.

José Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, salientou a sua intenção em dar continuidade a esta parceria com a CMPV, revelando detalhes sobre futuros projetos que beneficiam a Ilha Terceira, em especial a Praia da Vitória.

"Reforço a ideia de que não existem bens públicos centrais, mas sim bens públicos que têm como finalidade o reforço da qualidade de vida dos cidadãos, como é o caso do Miradouro da Boavista. Este espaço vai beneficiar todos aqueles que se encontrem neste local, e queiram disfrutar desta beleza natural," frisou.

"Há neste momento, entre o Governo da República e a Ilha Terceira muitas relações e projetos a desenvolver. Continuaremos a visitar de forma mais frequente, aquele que será o Centro de Defesa do Atlântico, de forma a podermos amplificar a nossa ação," apontou.

"Venho também pré-anunciar e ouvir em primeira mão, a apresentação sobre o projeto de certificação civil da Base Aérea das Lajes. Assumimos que em dois anos iríamos cumprir este empreendimento, e assim o fizemos, de modo a que o desenvolvimento e integração do poder local e regional no panorama nacional se pudesse realizar", afirmou.

António Borges, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, considera a o Miradouro da Boavista, um forte contributo para a qualidade de vida da população, deixando o seu apelo para futuras iniciativas.

"Este miradouro encerra em si uma componente estratégica de como se faz política em prol da nossa comunidade. A Junta de Freguesia de Santa Cruz procura primar pela cooperação, orientação e resolução dos problemas da nossa freguesia" referiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais