A edição deste ano da Feira de Gastronomia do Atlântico terá uma maior presença açoriana de restaurantes, a fim de diversificar a oferta regional junto da comunidade local e também dos turistas que marcam presença na ilha Terceira. A conferência de imprensa de apresentação do certame decorreu na terça-feira,26, no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória.
No futuro, a Autarquia praiense e a Escola Profissional da Praia da Vitória pretendem renovar o espaço, apostando na vinda de restaurantes que nunca marcaram presença em certames deste género. A criação de condições especiais para quem integra pela primeira vez esta feira é um dos incentivos à presença de novos restaurantes.
Segundo Carlos Armando, vereador da Cultura, "este ano, optamos por apostar na gastronomia regional, pois entendemos que esta é extremamente rica e que deve ser potenciada a nível turístico. O destino Açores encontra-se em expansão e a presença de estrangeiros nas nove ilhas tem vindo a aumentar significativamente. As iguarias açorianas são muito diversificadas e especiais e, por este motivo, devem ser saboreadas também na Praia da Vitória".
"A renovação do conceito da própria feira é algo que a médio prazo pretendemos alcançar. Estamos a definir possibilidades, pretendemos reajustar o próprio espaço e também diversificar a presença das entidades que integram este certame no âmbito das Festas da Praia. Claro que este é um trabalho moroso e que exige algum tempo para ser preparado. Estamos cientes desta situação, no entanto entendemos que é fundamental diversificar a oferta durante as maiores festas concelhias, atribuindo uma nova imagem e considerando as especificidades locais que ano após ano mudam", referiu o edil praiense.
"Esta é a décima nona Edição da feira, estando a mesma sob a alçada da Escola Profissional da Praia da Vitória nos últimos sete anos, num contínuo sucesso tem sido visível. Esta parceria garante-nos a excelência dos serviços prestados, contribuindo para reforçarmos a oferta gastronómica junto de quem nos visita ", disse.
Para Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória, "o funcionamento da feira, assim como a disposição dos diferentes espaços será idêntico aos anos anteriores, havendo, no entanto, este ano, uma maior aposta na promoção da gastronomia açoriana e também local. É inegável que o turismo na ilha Terceira está a crescer, havendo uma maior procura da gastronomia regional. Por este motivo, os restaurantes "José do Rego", de S. Miguel, "Sabores do Chefe" no âmbito espaço Azores By Chef’s e "Tradicional do Ramo Grande”, da ilha Terceira, marcam presença na XIX edição da Feira de Gastronomia do Atlântico". Dos sete restaurantes que integram este certame, três são açorianos, o que vem reforçar a oferta local e regional na feira".
"Gostaria de destacar a vinda do restaurante "Varanda do Parque", proveniente do Ribatejo, à feira. Esta é a primeira vez participam num certame desta natureza e também que visitam os Açores, nomeadamente a Praia da Vitória. Pretendemos, nos próximos anos, continuar a apostar na vinda de outros novos restaurantes à Cidade no sentido de dinamizar a oferta gastronómica existente", destacou.
"Quanto à alteração do conceito da própria feira, esta assenta na implementação de medidas que cativem e facilitem a vinda de restaurantes à Praia da Vitória, concretamente os que nunca integraram este género de feiras, visto que a riqueza gastronómica existente é muito grande. Cabe-nos a nós proporcionar, para além de momentos de convívio num espaço acolhedor, uma ampla seleção de iguarias junto da comunidade", disse.
Restaurantes
A XIX edição da Feira de Gastronomia do Atlântico conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias e três pastelarias.
Relativamente aos restaurantes, estarão presentes “O Típico” (Mealhada); "Tasca Algarvia" (Algarve); "José do Rego" (S. Miguel); "Taberna do Quinzena" (Santarém); "Varanda do Parque" (Ribatejo); "Tradicional do Ramo Grande" (Terceira), a cargo do Grupo Desportivo das Fontinhas; e "Sabores do Chefe" (Terceira), no âmbito do espaço "Azores by Chefs".
No que concerne às charcutarias, o espaço conta com “Damar”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os-Montes; e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.
Quanto às pastelarias, participam na Feira de Gastronomia do Atlântico “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.
Estarão ainda presentes a “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos); a “Quinta dos Açores”, com gelados, e a "Frutaria da Fonte", da ilha Terceira.
Para além destes participantes, a Feira de Gastronomia do Atlântico incluí ainda o espaço "Venda Açoriana", uma iniciativa que resulta de uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores e a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt