Sensibilizar os produtores agrícolas para a importância dos mecanismos utilizados na produção de alimentos saudáveis constitui uma das medidas essenciais ao reforço da qualidade e, consequentemente, da segurança alimentar na Ilha Terceira e na Região. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, por altura da Jornada da Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia, que decorreram esta quinta-feira, 05, na Casa das Tias, na Praia da Vitória.
O encontro visou a partilha de ideias sobre o PERVEMAC - Projeto de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento sobre a incidência da presença de resíduos de Produtos Fitossanitários nos Produtos Vegetais que são consumidos na área da Macaronésia, nomeadamente nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde.
"Ano após ano verificamos a importância que é dada à alimentação saudável, pois sabemos do seu impacto na persecução de uma melhor qualidade de vida na nossa sociedade. Por este motivo, e considerando as temáticas da agricultura sustentável e da segurança alimentar no âmbito do PERVEMAC, aqui hoje em debate, considero que seria fundamental envolver os nossos produtores agrícolas neste projeto, sensibilizando-os para o impacto que os processos de produção têm na valorização dos alimentos açorianos", referiu o responsável municipal.
"Temos vindo a desenvolver um trabalho junto dos produtores agrícolas neste âmbito, visto que a qualidade e segurança alimentar constitui uma das prioridades da comunidade. Considerando que a agricultura é uma das principais atividades económicas da Região, é essencial a envolvência dos produtores locais", acrescentou o autarca.
"A saúde, a segurança e a economia constituem três pilares estratégicos à promoção de um estilo de vida saudável. A qualidade dos produtos que ingerimos reflete-se no nosso dia-a-dia, assim como o incremento da relação de confiança que estabelecemos com os produtos selecionados. Naturalmente que a conjugação destes fatores contribuirá para o reforço da nossa economia, visto que o valor dos nossos produtos terá uma maior garantia de segurança e qualidade na saúde. Esta situação contribuirá significativamente para reforçar a economia da Região", referiu.
Na ocasião, o edil praiense reforçou a importância de as conclusões do encontro serem aplicadas nas unidades de saúde e comunidade escolar, primando pela promoção dos hábitos de alimentação saudável.
"Esta partilha de experiências entre os arquipélagos será fundamental na concretização de conclusões que sejam aplicáveis e extensíveis às unidades de saúde, comunidade escolar e sociedade em geral, a fim de fazerem a diferença no dia-a-dia das pessoas", concluiu.
A Jornada de Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia contaram com a presença de David Horta Lopes, professor da Universidade dos Açores; Edna Lopes, do Conselho de Administração Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde; Catalina Vega, da Direção Geral de Saúde das Canárias; Cidália Frias, da Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo; de Andreia Aguiar, representante da Unidade de Saúde da Ilha Terceira; e de Tânia Cortez, Diretora Regional da Saúde.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt