Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Jornada sobre Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia, Tibério Dinis desafia produtores locais a reforçarem a aposta na qualidade da produção
05 julho 2018

Sensibilizar os produtores agrícolas para a importância dos mecanismos utilizados na produção de alimentos saudáveis constitui uma das medidas essenciais ao reforço da qualidade e, consequentemente, da segurança alimentar na Ilha Terceira e na Região. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, por altura da Jornada da Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia, que decorreram esta quinta-feira, 05, na Casa das Tias, na Praia da Vitória.

O encontro visou a partilha de ideias sobre o PERVEMAC - Projeto de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento sobre a incidência da presença de resíduos de Produtos Fitossanitários nos Produtos Vegetais que são consumidos na área da Macaronésia, nomeadamente nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde.

"Ano após ano verificamos a importância que é dada à alimentação saudável, pois sabemos do seu impacto na persecução de uma melhor qualidade de vida na nossa sociedade. Por este motivo, e considerando as temáticas da agricultura sustentável e da segurança alimentar no âmbito do PERVEMAC, aqui hoje em debate, considero que seria fundamental envolver os nossos produtores agrícolas neste projeto, sensibilizando-os para o impacto que os processos de produção têm na valorização dos alimentos açorianos", referiu o responsável municipal.

"Temos vindo a desenvolver um trabalho junto dos produtores agrícolas neste âmbito, visto que a qualidade e segurança alimentar constitui uma das prioridades da comunidade. Considerando que a agricultura é uma das principais atividades económicas da Região, é essencial a envolvência dos produtores locais", acrescentou o autarca.

"A saúde, a segurança e a economia constituem três pilares estratégicos à promoção de um estilo de vida saudável. A qualidade dos produtos que ingerimos reflete-se no nosso dia-a-dia, assim como o incremento da relação de confiança que estabelecemos com os produtos selecionados. Naturalmente que a conjugação destes fatores contribuirá para o reforço da nossa economia, visto que o valor dos nossos produtos terá uma maior garantia de segurança e qualidade na saúde. Esta situação contribuirá significativamente para reforçar a economia da Região", referiu.

Na ocasião, o edil praiense reforçou a importância de as conclusões do encontro serem aplicadas nas unidades de saúde e comunidade escolar, primando pela promoção dos hábitos de alimentação saudável.

"Esta partilha de experiências entre os arquipélagos será fundamental na concretização de conclusões que sejam aplicáveis e extensíveis às unidades de saúde, comunidade escolar e sociedade em geral, a fim de fazerem a diferença no dia-a-dia das pessoas", concluiu.

A Jornada de Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia contaram com a presença de David Horta Lopes, professor da Universidade dos Açores; Edna Lopes, do Conselho de Administração Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde; Catalina Vega, da Direção Geral de Saúde das Canárias; Cidália Frias, da Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo; de Andreia Aguiar, representante da Unidade de Saúde da Ilha Terceira; e de Tânia Cortez, Diretora Regional da Saúde.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais