Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Depois dos Fóruns Pensar a Cidade do Futuro, Câmara Municipal da Praia da Vitória devolve à completa fruição pública o Miradouro António Ázera
13 agosto 2018

A Câmara Municipal da Praia da Vitória recuperou a história e voltou a abrir ao público o Miradouro António Ázera, na Rua da Alfândega, numa completa devolução à fruição pública. O espaço apesar de ser miradouro desde 1954 teve várias outras atribuições ao longo dos últimos anos, nomeadamente esplanada de diversos estabelecimentos comerciais.

Ao final de tarde do passado sábado, Tibério Dinis, Presidente do Município Praiense, ladeado de várias entidades e de familiares do homenageado, descerrou uma placa alusiva a este ilustre praiense que foi “um dos melhores presidentes de câmara da Praia da Vitória” e voltou a colocar à disposição pública, um miradouro com vista privilegiada sobre o areal e a baía da cidade.

“Isto não é uma inauguração. Este é um momento que resulta dos Fóruns Pensar a Cidade do Futuro, onde a sociedade civil nos alertou para o facto de existir aqui um miradouro, desde 1954, que estava inutilizado à fruição pública. Ouvidas as pessoas, iniciámos um trabalho de pesquisa e terminamos a concessão que existia deste espaço, para chegarmos hoje a este momento”, disse o autarca.

“Muitos Praienses conhecem este espaço como o Miradouro da Rua da Alfândega, outros recordam-no como o Café do Emilinho e, mais recentemente, como a esplanada do Delman’s, mas, este espaço é o Miradouro António Ázera, desde 1954, e é isto que queremos marcar e reforçar”, acrescentou Tibério Dinis.

Evidenciando que “não é comum” (nos Açores e até a nível nacional) existirem homenagens a antigos presidentes de câmara, Tibério Dinis quis acentuar que “António Jacinto Ázera foi um presidente de câmara marcante no início do seculo XX”, implementando uma visão de desenvolvimento para a Praia “numa altura em que a Praia era muito diferente daquele que hoje conhecemos e num tempo em que não havia, sequer ainda, presença estrangeira militar na Praia, nem ingleses, nem americanos”.

“Provavelmente, António Jacinto Ázera foi um dos melhores Presidentes de Câmara da Praia da Vitória, pela visão que teve e que deu à cidade e foi, também por isso, que a Autarquia decidiu, em 1954, fazer esta homenagem e atribuir o seu nome a este espaço. Não é muito habitual existir este tipo de homenagem, mas pelos seus feitos, o então Presidente da Câmara, Diogo Meneses Ávila, deliberou esta homenagem. Estamos hoje a recuperar a memória da nossa história”, afirmou Tibério Dinis.

Assim, concluiu, “este espaço volta, a partir de agora, a estar novamente aberto à fruição pública de todos os Praienses, todos os Terceirenses e de todos os que nos visitam”.

António Jacinto Ázera

um homem à frente no seu tempo

Nesta cerimónia pública de reabertura do Miradouro António Jacinto Ázera, o Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, enalteceu, em traços gerais, o percurso social e político deste Praiense que nasceu em 10 de maio de 1882 e faleceu em 12 de agosto de 1963.

António Jacinto Ázera foi fundador, com o pai de Vitorino Nemésio (o Sr. Vitorino Gomes) da Filarmónica União Praiense. Entre 1926 e 1933, por nomeação do Governador Civil, desempenhou as funções de Presidente da Câmara Municipal da Praia, tendo sido então o primeiro presidente de câmara da segunda República Portuguesa. Dos seus mandatos destacam-se as diligências para impulsionar a criação da Biblioteca Municipal José Silvestre Ribeiro, os investimentos que trouxeram a luz elétrica até à Praia, bem como se fizeram os primeiros trabalhos no sentido de proporcionar à população água canalizada. Reconstruiu, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, um edifício para a instalação dos serviços públicos municipais. A construção do Porto de Pescas da Praia da Vitória, na zona onde hoje está implementada a Marina da cidade, também é um dos feitos que se destacam nos seus mandatos. Estávamos em 1927. Por sua iniciativa, a 11 de agosto de 1929, comemorou-se o centenário da Batalha da Praia, a batalha que opôs as tropas liberais de D. Pedro às tropas absolutistas de D. Miguel e que da baía da Praia fez cair o absolutismo em Portugal. Realce igualmente para o facto de ter sido ele a publicar o Memorando da Vila da Praia (da autoria de Vitorino Nemésio) e de ter procedido à remodelação do Largo 11 de Agosto. O nome de António Jacinto Ázera está ainda ligado à construção do segundo Mercado do Gado e à construção da então chamada Casa do Peixe. Na qualidade de Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia, cargo que desempenhou entre 1917 e 1932, foi determinante na restauração de escolas e nas obras de melhoramento do então Hospital da Praia.

António Jacinto Ázera foi um apaixonado Praiense que desejava com a sua ação “colocar a Praia no centro do Mundo”. Com a reabertura do Miradouro com o seu nome fica reposta a história e consolidada a homenagem que, em 1954, a Câmara Municipal presidida por Diogo Meneses Ávila lhe prestou, sobre a muralha de proteção da Praia, junto ao local onde existiu o primeiro Convento da Luz.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt