Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Outono Vivo começa sexta-feira, Raquel Varela, António Antunes e Laurinda Alves confirmados na Praia da Vitória
24 outubro 2018

Raquel Varela (historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa), António Antunes (cartoonista do Semanário “Expresso” e do “Courrier International”), Laurinda Alves (jornalista, autora e apresentadora de televisão) e Tânia Santos Mendes (Mestre em Ciências Sociais), são novidades que acabam de ser confirmadas para a edição 2018 do “Outono Vivo”, que começa sexta-feira, na Praia da Vitória.

Carlos Armando Costa, Vice-presidente da autarquia praiense, revelou, esta quarta-feira, as últimas confirmações e outras novidades da edição deste ano do “maior festival literário e cultural dos Açores”, um festival onde se realiza “a maior feira do livro da Região”.

Assim, para além dos nomes sonantes já divulgados, como os atores Ruy de Carvalho e Pedro Giestas, dos escritores e autores Joel Neto, Luís Corredoura, Vamberto Freitas, José Mário Silva, Ana Margarida de Carvalho, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho, do psicólogo e escritor Daniel Sampaio, do guitarrista clássico Silvestre Fonseca, entre muitos outros, o responsável máximo pela organização do evento aponta agora a confirmação de mais apresentações de livros e novas exposições.

“Nos últimos dias, já depois da apresentação oficial do Outono Vivo, conseguimos confirmar a realização de mais três exposições e a vinda de mais alguns nomes conceituados da escrita. A exposição de Pedro Lopes (“Hipérbole”), que ficará patente no bar da Academia da Juventude e Artes da Ilha Terceira, sendo uma mostra de caricaturas de 11 escritores e poetas portugueses, entre eles o nosso Vitorino Nemésio. Outra exposição (“Nuvens”) é promovida pelo Instituto Açoriano de Cultura, da autoria de Carlota Monjardino, e estará patente ao público na Galeria da Academia. A última exposição (“Fragmentos de Conversas”) ficará patente no Foyer do Auditório do Ramo Grande, é de vários artistas plásticos que foram desafiados a criar uma peça ilustrativa dos vários debates do ciclo das “Conversas às 8”, evento de partilha e reflexão sobre temas alusivos à infância”, disse Carlos Armando Costa.

No que toca a novas confirmações para apresentações de livros, destaque para “Eu, Tu e os Outros”, de Laurinda Alves (jornalista, autora e apresentadora de televisão, criadora da revista XIS, diretora da revista Pais&Filhos, colaboradora da TSF e da Rádio Renascença e colunista no jornal Público, tendo sido, em 2000, distinguida com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas), a 1 de novembro, pelas 20h30.

Por sua vez, a 4 de novembro, pelas 18h00, será apresentada “Breve História da Europa”, de Raquel Varela (historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais; investigadora do Instituto Internacional de História Social, Amesterdão; coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono; presidente da International Association Strikes and Social Conflicts e vice-coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal).

A 11 de novembro, o conhecido cartoonista António Antunes (cartoonista desde 1974 então no Jornal “República”, atual colaborador permanente do Semanário “Expresso” e do “Courrier International”, com trabalhos distribuídos nos EUA pelo Cartoonists & Writers Syndicate de Nova Iorque e autor da animação plástica da Estação de Metro – Aeroporto de Lisboa “Figuras de Lisboa”, constituída por 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade), apresenta o seu mais recente trabalho “The World Best Cartoons”, pelas 17h00.

Entretanto, a 9 de novembro, o livro que originou recentes reportagens das principais televisões nacionais e do semanário “Expresso” sobre crianças adotadas por militares norte-americanos estacionados na Base das Lajes, “A Infância Abandonada”, será apresentado pela sua autora Tânia Santos Mendes (Licenciada em Educação de Infância, com Pós-graduação em Educação Social e Intervenção Comunitária, Mestre em Ciências Sociais e Doutoranda em História Insular e Atlântica dos séculos XV a XX).

Por fim, salienta-se a apresentação do livro “(Re)Contando: Histórias da Lusofonia”, da Associação de urgência humanitária de l’ame-Humanitave, por Carla Monteiro.

Carlos Armando Costa salienta ainda os seguintes agendamentos entretanto confirmados: “dia 27 de outubro, 15h00, apresentação do livro “O Cantinho do Psicólogo”, de Aurélio Pamplona, e pelas 18h30, lançamento do livro “Porque Bate o Coração”, do cardiologista João Paisana Lopes. A 1 de novembro, pelas 16h00, apresentação do livro “O Clube dos Cientistas”, de Maria Francisca Mancebo; pelas 17h00, apresentação do livro “Por Ti e Para Ti Mãe”, de Tomé Melo; pelas 19h00 apresentação do “Volume I: Poesia 1916-1940” de Vitorino Nemésio, por Luiz Fagundes Duarte. A 4 de novembro, pelas 16h00, apresentação dos livros “Naná, o meu amor de quatro patas” e “O Amor é Isto”, de Ruy de Carvalho. A 5 de novembro, pelas 19h00, apresentação do livro “Poemas para Bocas Pequenas”, de Margarida Mestre, e, pelas 20h00, apresentação do livro “A Escolha é Minha”, de Margarida Fonseca Santos. A 6 de novembro, pelas 20h00, apresentação do livro “Guia Prático para ser Feliz”, de Carla Lopes Gomes. Já a 7 de novembro, pelas 20h00, apresentação do livro “Plantas Medicinais Tropicais – Agenda 2019”, de Maria Fernanda Botelho. No dia 10, pelas 19h00, apresentação do livro “Crónicas Entre o Atlântico”, de Teresa Cardoso Ribeiro, e, por fim, a 11 de novembro, lançamento do livro “Cidade Sem Nome”, de Ana Ferraz da Rosa”. Todas estas sessões serão na Academia da Juventude e Artes da Ilha Terceira.

O Outono Vivo 2018 decorre na cidade da Praia da Vitória, paredes meias entre o Auditório do Ramo Grande e a Academia da Juventude e Artes da ilha Terceira, inicia-se na próxima sexta-feira, pelas 20h00, com uma sessão solene onde marcará presença o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, seguida da atuação do pianista André Gomes e da Orquestra AngraJazz.

Para além da Feira do Livro, dos espetáculos, das exposições e das apresentações literárias, outra novidade deste ano é a realização de um Festival Gastronómico levado a cabo por restaurantes do Concelho.

Todo o programa do Outono Vivo 2018 pode ser consultado em www.outonovivo.com ou através do site da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt