O Outono Vivo 2018 começa amanhã, sexta-feira, paredes meias entre o Auditório do Ramo Grande e a Academia de Juventude e Artes da ilha Terceira, e vai prolongar-se até ao próximo dia 11 de novembro, trazendo à Praia da Vitória nomes maiores da literatura, do teatro, da música e de outras artes a nível nacional.
No maior festival de época baixa dos Açores, durante 17 dias, todos poderão usufruir de apresentações de livro de escritores conhecidos e conceituados, peças de teatro, cinema, poesia, espetáculos musicais, exposições, mesas redondas, conferências, formações e workshops de teatro, para além de que estarão ao dispor mais de 50 mil livros na feira do livro e, como novidade, um festival gastronómico promovido por restaurantes do Concelho.
A abertura oficial do Outono Vivo 2018 está prevista para amanhã, pelas 20h00, com uma sessão solene presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, antecedida por um momento musical da responsabilidade do pianista André Gomes e seguida pela atuação da Orquestra AngraJazz.
A feira do livro – a maior que se realiza na Região – organizada em parceria com a “Papelaria 96”, abre portas também pelas 20h00, disponibilizando cerca de 50 mil livros, uma média de 20 mil títulos, de 30 grupos editoriais, destacando-se as estreias da editora Alfaguara e da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Referência para os descontos dos livros que estarão à venda: 2% da feira terá descontos de 15%; 85% da feira contará com descontos de 20% e 17% da feira terá descontos que, este ano, poderão chegar aos 35%.
Com a sessão solene de abertura, inauguram-se também três exposições: “Hipérbole”, de Pedro Lopes (mostra de caricaturas de 11 escritores e poetas portugueses, entre eles Vitorino Nemésio), que ficará patente no bar da Academia de Juventude e Artes da Ilha Terceira; “Nuvens”, de Carlota Monjardino (promovida em parceria com o Instituto Açoriano de Cultura) e que estará patente ao público na Galeria da Academia; e “Fragmentos de Conversas” (mostra de vários artistas plásticos alusiva aos vários debates do ciclo “Conversas às 8”, evento de partilha e reflexão sobre temas alusivos à infância) que ficará patente no Foyer do Auditório do Ramo Grande.
Da programação deste primeiro fim de semana de Outono Vivo, no sábado, dia 27, pelas 10h00, abre a feira do livro; pelas 15h00, a primeira apresentação de um livro, a saber o título “O Cantinho do Psicólogo”, de Aurélio Pamplona; pelas 17h00, haverá uma sessão de esclarecimento sobre a plataforma REDA; às 18h30, vai registar-se o primeiro lançamento de um livro, “Porque Bate o Coração”, da autoria do cardiologista João Paisana Lopes; por fim, destaque para as 20h00, altura em que voltam a acontecer as “Conversas às 8” subordinadas à temática “Os Amigos Imaginários das Crianças”, contando com a presença do conceituado psiquiatra e escritor Daniel Sampaio e também com os psicólogos Márcio Linhares e Ricardo Brasil, seguindo-se a apresentação do livro “Do Telemóvel para o Mundo – Pais e Adolescentes no Tempo da Internet”, da autoria de Daniel Sampaio. O dia fecha com a encenação da peça “Mar Me Quer”, do Grupo de Teatro Alpendre, no Auditório do Ramo Grande, pelas 21h30.
Já para domingo, dia 28, às 9h00, começam um ciclo de palestras promovidas pela Universidade Aberta, sobre “Inovação e Formação na Sociedade Digital”, com Daniela Barros; às 10h00, “Empreendedorismo e Turismo Rural: Contextos e Sinergias Regionais”, com Mário Negas; às 11h00, Susana Henriques, debruça-se sobre “Literacia e Inclusão Digital”; pelas 13h00, “Novos Olhares sobre a Leitura”, com António Moreira; para as 14h00, o programa reserva “Acolhimento de Alunos, ex-alunos e palestra sobre as comemorações dos 30 anos da Unidade de Missão para os Centros Locais de Aprendizagem e os 10 anos do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta na Praia da Vitória”; pelas 15h00, Graça Nunes fala de “A Rede dos Centros Locais de Aprendizagem: Uma comunidade de Boas Práticas”; às 16h00, o Vice-Reitor da Universidade Aberta aborda “O Projeto da Rede dos Centros Locais de Aprendizagem”, terminando pelas 17h00, com debate, os momentos promovidos pela Universidade Aberta. Todas estas palestras decorrerão na Academia de Juventude e Artes da Ilha Terceira.
Entretanto, pelas 15h00, mas no Auditório do Ramo Grande, sessão de cinema infantil com a exibição do filme “Snow – O Espelho da Rainha”.
Voltando à Academia de Juventude, pelas 19h00, apresentação do livro “Os Távoras – entre a virtude e o pecado”, de Maria João Fialho Gouveia (filha do conhecido apresentador de televisão com o mesmo apelido).
Outra das novidades deste Outono Vivo 2018 é a realização de conferências que versam sobre matérias de âmbito local e/ou regional. Assim, no domingo, pelas 20h00, vai realizar-se a primeira destas conferências com Francisco Maduro Dias a versar sobre o “Sismo d’Oitenta”.
O primeiro fim de semana de Outono Vivo terminará com o concerto do Orfeão da Praia da Vitória, no Auditório do Ramo Grande, pelas 21h30.
Todo o programa do Outono Vivo 2018 pode ser consultado em www.outonovivo.com, nas redes socais em www.facebook.com/outonovivo ou através do site da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt