As constantes mudanças vigentes nas comunidades atuais, principalmente as existentes no seio familiar e escolar, devem ser debatidas em prol do crescimento das crianças e jovens, permitindo a criação de estratégias que contribuam para o equilíbrio social. Carlos Armando Costa intervinha no encontro alusivo à temática “Os amigos imaginários das crianças”, que decorreu no sábado,27, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), integrado no Outono Vivo 2018.
Esta partilha de experiências sobre temáticas que envolvem os mais pequenos na sociedade é uma das apostas da Câmara Municipal da Praia da Vitória ao nível da educação no âmbito da iniciativa ”Conversas às 8”, que assinalou um ano de existência.
“As Conversas às 8 começaram há precisamente um ano e, durante este período, foram debatidos temas extremamente importantes e pertinentes para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. A criação de um espaço onde fosse possível reunir pais e familiares para debater, de forma saudável, todas as dúvidas inerentes ao envolvimento dos jovens foi uma clara aposta nossa na vertente da educação”, referiu o autarca Carlos Armando Costa.
“Entendemos que com o apoio de especialistas em diferentes áreas educativas poderíamos contribuir para a criação de medidas que apoiem as famílias, reforçando a parentalidade, até porque todos nós nos deparamos com questões que envolvem as nossas crianças enquanto pais ou educadores”, acrescentou.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória manterá a aposta em novas temáticas no próximo ano, pois acreditamos que esta partilha de conhecimentos enriquece quem integra as Conversas às 8”, afirmou.
O edil praiense agradeceu ainda o empenho e dedicação do Diretor e dos técnicos do departamento de Educação e Reabilitação da Associação Salão Teatro Praiense na organização da inciativa.
A iniciativa, que ocorre mensalmente na AJAIT, contou este mês com a presença do psiquiatra Daniel Sampaio e dos psicólogos Ricardo Brasil e Márcio Linhares. Durante o encontro foram abordadas questões relacionadas com a importância dos amigos imaginários no dia a dia das crianças, ficando a cargo de Rui Caria a apresentação de uma fotografia alusiva ao tema que integrará a exposição "Fragmentos de Conversas". Esta estará patente no foyer do Auditório do Ramo
Grande até 11 de novembro e os lucros irão reverter a favor de associações de apoio a crianças da ilha Terceira.
Para além deste momento, o orador convidado Daniel Sampaio apresentou o seu mais recente livro, intitulado “Do Telemóvel para o Mundo. Pais e Adolescentes no Tempo da Internet”. O psiquiatra abordou o uso da internet e do telemóvel associado à dependência e gestão familiar entre pais e filhos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt