Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Apresentação do livro "Contencioso Administrativo", "Poder autárquico carece de agilização burocrática", defende Tiago Ormonde
31 outubro 2018

A evolução da legislação em vigor referente à abrangência de atuação do poder local, nomeadamente autarquias e juntas de freguesia, é extremamente limitativa pela burocracia que regularmente envolve. A ideia foi veiculada pelo vereador da Economia e Inovação na apresentação do livro "Contencioso Administrativo", do escritor Edgar Valles.

A sessão, que decorreu na segunda-feira,29, na Academia de Juventude e das Artes no âmbito do Outono Vivo 2018, visou a abordagem de procedimentos úteis aos advogados e outros especialistas em legislação ao nível a gestão administrativa do poder local.

"Avaliando os últimos 15 anos, e após o período de crise económica instalada em todo o País, a legislação que regula a ação das autarquias e juntas de freguesia é exigente em termos burocráticos, o que limita a nossa capacidade, enquanto autarcas, de agir na persecução de objetivos relacionados com o desenvolvimento local", explicou o responsável municipal.

"Este livro, hoje apresentado, vem apoiar na gestão autárquica, apelando com uma linguagem simples ao bom funcionamento das câmaras e outras entidades. Neste sentido, estão facilitados alguns procedimentos relacionados com o funcionamento da administração local", acrescentou.

No decorrer do encontro, o edil praiense reforçou a importância de esta temática integrar o Outono Vivo, apesar de ser dirigido a um público muito específico.

"Ano após ano, o Outono Vivo tem pautado por uma maior abrangência de áreas, diversificando as temáticas. Esta aposta é extremamente enriquecedora para quem frequenta este espaço. São 17 dias de cultura, de partilha de experiências essenciais à dinamização do conhecimento", referiu.

Edgar Valles, advogado e especialista em trabalho autárquico, acredita também que os municípios estão muito limitados no que concerne à legislação em vigor.

"Quando comparamos a abrangência de uma empresa à de uma autarquia, verificamos que a legislação não é tão limitativa. Considerando as leis em vigor, este livro vem precisamente facilitar e apoiar na forma de lidar com determinadas especificidades ao nível do contencioso administrativo", disse o autor.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt