Promovido pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória o encontro “Toxicodependências: As Respostas Locais”.
Este encontro teve como orador principal o Dr. Luís Duarte Patrício, médico psiquiatra e Director do Centro de Atendimento a Toxicodependentes das Taipas.
Este encontro serviu para diagnosticar e analisar alguns dos problemas que existem, a este nível, na Praia da Vitória.
Como respostas locais a esta temática “é importante acompanhar de perto todos os casos e criar mecanismos que permitam responder, da melhor forma, a estes perigos”.
O Bairro do Joaquim Alves apontado como “um nicho de droga” e como uma zona onde as pessoas que ali vivem e se encontram nas diversas fases do tratamento não procuram ajuda apenas porque esta se encontra em Angra do Heroísmo. Para muitas dessas pessoas, na maioria jovens, a viagem entre as duas cidades é incomportável do ponto de vista financeiro e os mais teimosos com os seus tratamentos chegam a ir para a via rápida, mesmo debaixo de chuva, pedir boleia, o que raramente conseguem.
É neste enquadramento que se afirma que “cada vez há mais jovens a sofrer de Hepatite C, entre outras doenças, derivado do uso das mais diversas substâncias psicotrópicas”.
O grupo que acompanha Luís Duarte Patrício neste périplo pela Ilha Terceira esteve no passado domingo a conviver uma tarde com toxicodependentes que residem naquele bairro à saída da cidade da Praia da Vitória.
|