Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Carlos Armando Costa destaca importância do apoio, Câmara Municipal da Praia apoia Instituto Açoriano de Cultura na edição da “Atlântida – Revista de Cultura”
03 dezembro 2018

A Câmara Municipal da Praia da Vitória colaborou, mais uma vez, na edição da revista do Instituto Açoriano de Cultura “Atlântida - Revista de Cultura”, tendo o número 63 desta publicação sido apresentado e lançado, no passado sábado, no salão nobre dos Paços do Concelho praiense.

Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Autarquia, congratulou-se “com a qualidade desta edição”, salientando que, para a Praia da Vitória “é um enorme prazer associar-se a esta publicação”, até porque “é muito importante a Praia da Vitória ser colaboradora deste tipo de iniciativas”.

A edição 63 da “Atlântida – Revista de Cultura” é dedicada às nuvens, sendo, por isso, de destacar um artigo do professor da Universidade dos Açores, Eduardo Brito de Azevedo, sobre a problemática das nuvens e das alterações climáticas.

Como habitualmente, a revista do Instituto Açoriano de Cultura inclui colaboração diversa, agrupada nas secções “Estudos e Criação Artística”, “Estudos e Criação Literária”, “Ciências Humanas”, “Outros Saberes” e, conta também, com o último dossier “Asas Sobre o Atlântico”, dedicado a Santa Maria e à história da aviação nos Açores.

Com capa e separadores de António Araújo, esta edição contém ainda trabalhos de Carlos Fiolhais, Eva Albuquerque e Pedro Maia, uma apreciação sobre a obra cinematográfica e literária de António Macedo (por José Vieira Mendes), um relevante dossier dedicado à poesia cabo-verdiana do século XXI (coordenado por poeta cabo-verdiano residente na ilha Terceira, António de Névada), poesia da ilha das Canárias e análises sobre as obras de Fernando Pessoa (por Fernando Cabral Martins), Vitorino Nemésio (por Cláudia Cardoso) e Clarice Lispector (por Carlos Mendes de Sousa).

Sobre Pessoa e Nemésio, respetivamente, uma atenção às ligações familiares da família de Pessoa à ilha Terceira (de onde a família da mãe era natural) e sobre a Praia da Vitória e a “Festa Redonda” de Vitorino Nemésio.

Avelino Freitas de Meneses e Hélio Soares também escrevem nesta edição da revista, focando a sua atenção histórica sobre a ilha do Corvo e a história dos transportes para a mais pequena ilha do arquipélago.

Manuel Meneses Martins aborda os primórdios da aviação no campo da Achada (Terceira) e António Lopes e outros autores (dos quais se destacam um grupo de arqueólogos) dedicam-se à história da maçonaria nos Açores e na ilha Terceira, em particular. Aliás, sobre esta matéria, Carlos Bessa, Presidente do Instituto Açoriano e Cultura, sublinhou a importância histórica da maçonaria nos Açores falando “um pouco sobre esta nobre instituição, cuja presença nos Açores foi tão importante, recordando-se os primórdios do poder autárquico democrático, na altura do liberalismo, no século XIX, com Teotónio de Ornelas em Angra do Heroísmo ou a presença da Sociedade Amor da Pátria, no Faial”. A importância da matéria, diga-se, fez deslocar à ilha Terceira, para a sessão de apresentação da revista, o autor de um dos artigos principais sobre maçonaria, António Lopes (reconhecido historiador e ex-diretor do Museu Maçónico do Grande Oriente Lusitano), que proferiu uma palestra sobre a temática.

Nota ainda para outros conteúdos: Carlos Riley e Isabel Albergaria refletem sobre “Turismo e Identidade”; José Guilherme Reis Leite sobre “Autonomia e Ensino”; Assunção Melo sobre a “Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus”.

O dossier “Asas sobre o Atlântico” aborda a aviação internacional, com vários trabalhos sobre a ilha de Santa Maria, num trabalho coordenado por Carlos Riley e António Monteiro, da associação LPAZ.

A revista conta com design de Angelina Caixeiro e José Augusto Guerra e está agora à venda, por vinte euros.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt