Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Protocolo entre Câmara da Praia e Universidade Aberta, Carlos Armando Costa destaca 10 anos de aposta na “educação, pedagogia, investigação e formação qualificada”
06 dezembro 2018

A Câmara Municipal da Praia da Vitória marcou presença, através do Vice-presidente do Município, Carlos Armando Costa, em representação do Presidente Tibério Dinis, na conferência “Futuro da educação à distância em Língua Portuguesa”, que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações dos 30 anos da Universidade Aberta.

Esta presença quis significar também a passagem dos 10 anos de existência do protocolo entre o Município da Praia da Vitória e a Universidade Aberta que permitiu a criação de um Centro Local de Aprendizagem desta instituição universitária na cidade da Praia, o que, para Carlos Armando Costa, “é bem demonstrativo da grande aposta que a Câmara Municipal faz nas áreas da educação, pedagogia, investigação e formação de profissionais qualificados”.

Foi, em 2008, que a Autarquia praiense e a Universidade Aberta assinaram um protocolo “pioneiro no País” que levou à criação de um Centro Local de Aprendizagem na Praia da Vitória, apostando-se “na educação diferenciadora e virada para o futuro do ensino, da pedagogia e da valorização profissional e pessoal de todos os praienses e de todos os terceirenses”, ressalva o vereador com competência em matéria de educação.

Agora, no âmbito desta conferência que assinalou os 30 anos desta instituição de ensino superior, a Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta na Praia da Vitória, Patrícia Frederico, a convite do Município, liderou uma comitiva que marcou presença nos dois dias desta conferência internacional, que juntou no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, reitores e docentes da Universidade Aberta e de outras universidades portuguesas, bem como de universidades de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Espanha, assim como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre muitos outros.

Este fórum que assinalou os 30 anos da Universidade Aberta, pretendeu, sobretudo, debater e refletir sobre as oportunidades e o futuro da educação à distância num mundo cada vez mais global e digital, onde surgem, todos os dias, novos problemas e inesperadas intersecções que transformam e condicionam o desenvolvimento da Humanidade. Com este congresso pretendeu-se que todos os participantes partilhassem as suas experiências, apresentassem novas ideias, mostrassem caminhos que, no contexto específico da educação digital, permitam encontrar formas inovadoras, coerentes e contextualizadas para a abertura de políticas públicas e novos cenários educativos abertos e flexíveis, em qualquer lugar do mundo.
“A Universidade Aberta tem contribuído para a diversidade, inovação tecnológica e pedagógica do ensino superior português e, simultaneamente, para transformar e acrescentar valor à sociedade, dentro e fora das fronteiras nacionais”, registou Carlos Armando Costa.

Neste certame, o Presidente da República condecorou a Universidade Aberta com as Insígnias de Membro Honorário da Ordem de Mérito e pediu o apoio da tutela ao futuro deste projeto de ensino a distância e à sua afirmação externa, em particular no espaço dos países de língua oficial portuguesa. O Chefe de Estado lembrou que a Universidade Aberta “nasceu para ser pioneira no ensino à distância em Portugal, para ultrapassar atrasos, assimetrias e desigualdades pessoais, funcionais e territoriais, para ser portadora de justiça social”, sendo que “agora o seu desafio é mais amplo, mais vasto, mais exigente: é olhar além fronteiras, é ir mais longe nomeadamente no universo que fala português”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais