Estão aprovados o quadro geral de financiamentos e as datas dos calendários das candidaturas a projetos de investimento, visando o desenvolvimento rural e local, bem como a nova vertente de apoios vocacionados para atividades ligadas com o mar, no âmbito do funcionamento da GRATER – Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Graciosa e Terceira.
O anúncio foi feito, esta quarta-feira, por Tibério Dinis, Presidente da GRATER, após a realização das reuniões dos conselhos de administração e da assembleia geral da Associação de Desenvolvimento Local, sendo de destacar ainda o reforço da estratégia de cooperação internacional já no próximo ano.
“Realizaram-se as reuniões dos órgãos de gestão da GRATER e da GRATER Mar. A direção está focada na execução dos fundos comunitários ao dispor da GRATER e dos seus associados e reforçar a estratégia de cooperação internacional, já que 2019 é o ano de reativar e responder às cooperações internacionais para que fomos desafiados. Queremos também ser uma voz ativa na definição das linhas gerais do próximo quadro comunitário”, afirmou, à saída das reuniões o responsável.
O Presidente da GRATER salientou que “2019 será um ano de fulcral importância na dinamização dos projetos de cooperação, quer pelo trabalho que tem que ser desenvolvido em torno da temática da PAC (Política Agrícola Comum) pós 2020 e pelo futuro dos territórios rurais” na União Europeia.
Tibério Dinis, que ocupa o cargo de Presidente da GRATER por inerência de cargo de Autarca da Praia da Vitória (liderança da GRATER é rotativa), realçou ainda “a aprovação do novo calendário de avisos para 2019, dividido em dois eixos: um destinado aos empresários, com uma dotação de cerca de 140 mil euros, e outro para a promoção do turismo e valorização do meio rural, também com cerca de 140 mil euros”.
O responsável fez, no entanto, um realce particular à nova vertente de apoios da GRATER, nomeadamente nas áreas do mar, pescas, orla costeira e atividades marítimo-turísticas: “Depois de termos sido selecionados e de termos trabalho durante este ano de 2018 na preparação dos programas e projetos enquadráveis para candidaturas, o próximo ano marcará o arranque da GRATER Mar”.
Assim, referiu, “foi aprovado um quadro inicial de avisos que terão início já em 2019, envolvendo esta nova estratégia da GRATER para o mar, ou seja, para projetos que envolvam os meios costeiros e o setor da pesca. Esperamos que logo no primeiro trimestre de 2019 possamos ter candidaturas que permitiram avançar com investimentos nas zonas costeiras, no setor das pescas, sem esquecer as empresas marítimo-turísticas”.
Nesta perspetiva, acrescentou, “queremos iniciar 2019 com uma redobrada energia, ao nível desta nova valência, permitindo que os empresários, entidades, instituições, associações do setor das pescas, das atividades desenvolvidas ao nível da orla costeira e do setor marítimo-turístico encontrem aqui também uma nova fórmula de financiamento”.
Neste sentido, especificou Tibério Dinis, “no que se refere ao quadro de financiamento costeiro ficou aprovada a abertura dos avisos a todas as intervenções da estratégia. As candidaturas abrirão, todas, a 15 de janeiro e estarão disponíveis até 28 de fevereiro”.
Quanto a montantes disponíveis prevê-se uma dotação de 208 mil euros, para projetos na área da “Inovação em espaço marítimo”; 38 mil euros, para projetos de “Qualificação Escolar e Profissional relacionada com o Mar”; 102 mil euros, para a “Preservação, Conservação e Valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos”; cerca de 128 mil euros, para o “Reforço da Competitividade da Pesca”; igual montante, para projetos na área do “Reforço da Competitividade do Turismo”; 38 mil euros, para a “Promoção de Produtos Locais de Qualidade” e 135 mil euros para a “Melhoria dos Circuitos Curtos de Bens Alimentares e Mercados Locais, no âmbito do mar”.
Já relativamente aos fundos para o desenvolvimento rural e local foi aprovada a abertura de dois avisos em 2019, cuja dotação orçamental rondará os 140 mil euros para cada aviso. Segundo foi relevado pelo Presidente da GRATER, as candidaturas para “Investimento na Criação e no Desenvolvimento de Atividades Não Agrícolas” abrem a 1 de abril e fecham a 30 de maio, enquanto as candidaturas para “Investimentos em Infraestruturas de Lazer e Turísticas e Informações Turísticas” abrem a 1 de março e fecham a 28 do mesmo mês.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt