Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tiago Ormonde satisfeito com projeto da Praia Ambiente, Aumento dos depósitos nas ecoilhas no Concelho prova adesão dos praienses a este formato de recolha de resíduos
24 janeiro 2019

O projeto “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Concelho da Praia da Vitória”, implementado em 2017 pela empresa municipal Praia Ambiente, apresentou resultados “muito positivos” logo no seu primeiro ano de vigência, revelou o Vereador da Câmara Municipal da Praia, Tiago Ormonde.

“No primeiro ano de vigência deste novo sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos, que levou à distribuição pelo Concelho de ecoilhas, com ecopontos, oleões e contentores para recolha de resíduos indiferenciados, registou-se um aumento da adesão a este sistema de deposição em relação à recolha porta a porta, o que significa que os cidadãos da Praia da Vitória preferem utilizar as ecoilhas porque podem ser utilizadas a qualquer altura do dia”, afirma Tiago Ormonde.

O Vereador que acumula funções como Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Praia Ambiente desde setembro passado, salienta que, “depois dos anos de profunda crise económica, onde se registaram diminuições na recolha de todo o tipo de resíduos, em 2017, foi implementado o projeto ‘Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Concelho de Praia da Vitória’ que aumentou o número de equipamentos disponibilizados para a recolha de resíduos, disponibilizando, em todo o Concelho, 260 ecopontos, 22 oleões e 260 contentores para recolha de resíduos indiferenciados. Paralelamente a este investimento, foram realizadas várias campanhas de sensibilização, através da distribuição de folhetos pela população em geral e campanhas de sensibilização nas escolas do Concelho, que, sem dúvida, foram essenciais para os resultados muito positivos alcançados logo no primeiro ano de vigência”.

Com as ecoilhas que foram instaladas por todo o Concelho, frisa Tiago Ormonde, “percebe-se que os cidadãos deixaram de depositar os seus resíduos, mesmo que separados por tipologia (plástico, vidro, papel) à porta de casa para que fossem recolhidos pelo serviço de porta a porta e passaram, de forma significativa, a ir depositar os seus resíduos nas ecoilhas”.

Assim, afirmou o Vereador com responsabilidades de gestão da Praia Ambiente, “ainda durante este primeiro trimestre do ano a Praia Ambiente poderá proceder a algumas alterações no sistema de recolha de resíduos, otimizando o serviço, mas sem que ele perda qualidade”, até porque, sustentou, “o que se pretende é ir de encontro ao comportamento das pessoas nos últimos anos, ou seja, depositar nos ecopontos”. 

Em termos numéricos, segundo dados da empresa municipal Praia Ambiente, no serviço de recolha de resíduos porta a porta, em 2018, verificaram-se reduções de 28,6% nas embalagens de plástico e metal e de cerca de 19% no papel e cartão, comparativamente ao ano anterior, verificando-se acréscimos da depositação destes resíduos nos ecopontos instalados nas ecoilhas.

A Praia Ambiente registou uma redução de 20,9% dos resíduos recolhidos no sistema porta a porta doméstico e meio rural, por contraponto a um aumento de 7,4% na recolha seletiva nas ecoilhas.

Tiago Ormonde salienta ainda que “para que a implementação dos ecopontos no Concelho se traduzissem em resultados positivos, verificando-se uma diminuição dos resíduos depositados em aterro e um aumento da sua valorização e reciclagem, foi desenvolvida uma campanha de sensibilização e educação ambiental denominada ‘Tão fácil, que até nós já separamos! E você?’, efetuada junto da população escolar, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, abrangendo mais de 1800 alunos e professores”, assim como, acrescentou, “foram efetuadas mais de 27 visitas de estudo ao Centro de Triagem de Resíduos, abrangendo mais de 510 participantes”.

A título de curiosidade, a Praia Ambiente é responsável pela recolha de resíduos junto de 9374 clientes, sendo 810 clientes não domésticos e 8564 clientes domésticos. Em 2010, procedeu-se à expansão da rede de ecopontos, instalando 85 conjuntos, em todo o Concelho, valores significativamente melhorados com a implementação do novo projeto “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Concelho de Praia da Vitória” que, para além da aquisição de viatura de grua para recolha nos ecopontos, levou à aquisição e distribuição por todas as freguesias e vila do Concelho de 175 ecopontos com pilhão, 260 contentores de 800 litros, 11 oleões, acompanhados por uma campanha de sensibilização e educação ambiental junto da população em geral e das escolas do Concelho.

Gabinete de Comunicação.

 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt