A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai assinalar, pelo décimo ano consecutivo, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, com visitas das crianças do ensino pré-escolar do Concelho ao Centro de Interpretação Ambiental dos pauis da Praia e com a organização de um Seminário dedicado à temática “Alterações Climáticas? Conhecer para Agir”.
Segundo a Vereadora Raquel Borges, “o Dia Mundial das Zonas Húmidas é comemorado, na Praia da Vitória, desde 2009, sempre reunindo num seminário especialistas de variadas áreas para abordar temáticas lançadas pela Convenção de RAMSAR, entidade internacional que tem por missão a preservação destes valiosos ecossistemas a nível mundial”.
Todavia, prosseguiu a responsável municipal pelo acompanhamento do projeto LIFE CWR (projeto ambiental que levou à recuperação dos ecossistemas húmidos costeiros da Praia da Vitória, Belo Jardim e Pedreira do Cabo da Praia), “este ano, o programa proposto é mais abrangente que o habitual e será levado a cabo nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, considerando que a Praia da Vitória foi reconhecida com o galardão Município do Ano 2018, pelo Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória”.
Assim, explica Raquel Borges, “a parte da manhã, do dia 31 de janeiro, será dedicada a crianças do ensino pré-escolar do Concelho que visitarão o Centro de Interpretação Ambiental dos Pauis, assim como proceder-se-á à inauguração de uma maquete do mesmo centro onde é demonstrada a utilização de técnicas de sustentabilidade ambiental, nomeadamente o uso de energias renováveis e a captação e reutilização das águas pluviais para fins sanitários”.
Já durante a tarde do último dia do mês decorrerá o encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, no Auditório do Ramo Grande.
No dia 1 de fevereiro, acrescenta a Vereadora do Município praiense, “será realizada uma visita aos pauis da Praia da Vitória, direcionada aos empresários do setor turístico, e serão descerradas placas comemorativas alusivas ao prémio ‘Município do Ano’, atribuído à Praia da Vitória pela recuperação dos Pauis”.
Entretanto, com início pelas 14h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, decorrerá então o Seminário intitulado “Alterações Climáticas? Conhecer para Agir”.
Segundo Raquel Borges, “este espaço de partilha de conhecimento e debate contará com a presença do Professor Doutor João Porteiro, ponto focal da Convenção RAMSAR em Portugal, que introduzirá o tema anual lançado pela Convenção; de seguida (14h45) ter-se-á a oportunidade de ouvir o especialista em Climatologia, Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, que falará sobre o que se perspetiva serem as alterações climáticas nos Açores. Na segunda parte do Seminário (15h30), o Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues, falará sobre as alterações climáticas e as suas consequências na hidrologia da Ilha Terceira, encerrando os painéis de oradores (16h00), o Professor António Frias Martins, professor jubilado da Universidade dos Açores, que abordará a importância das zonas húmidas no contexto das alterações climáticas”.
A sessão de encerramento do Seminário está prevista para as 16h30.
Os interessados em assistir e participar no Seminário alusivo à comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas devem inscrever-se até ao próximo dia 30 de janeiro, através do email newsletterlifecwr@gmail.com ou pelo telefone 295 540 200. As inscrições são gratuitas.
Em síntese, finaliza a Vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a intenção é centrar o debate “à volta das alterações climáticas e da importância das zonas húmidas na mitigação dos problemas que se sentem e preveem em consequência desta realidade perspetivada”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt