No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) promoveu, através do projeto LIFE CWR, uma ação de sensibilização que envolveu crianças das eco-escolas do Concelho com idades entre os três e os seis anos, a fim de sensibilizar os mais pequenos para a importância das questões ambientais e valorização do património natural local.
A iniciativa, que decorreu no Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória na quinta-feira, 31, consistiu em dois momentos teórico-práticos sobre sustentabilidade ambiental. Numa primeira instância foram abordados os conceitos de energia solar, assim como a captação e utilização de águas pluviais. O segundo momento teve por base a observação de aves, uma prática apreciada por quem visita os Pauis que integram a Praia da Vitória.
Esta ação de sensibilização teve o apoio da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) na preparação de um lanche orientado pelos nutricionistas desta entidade e constituído por produtos locais.
Segundo Raquel Borges, vereadora da CMPV, "a sensibilização ambiental efetuada no âmbito do projeto LIFE CWR tem por base a valorização do nosso património natural, extremamente rico e diversificado. Pretendemos com esta iniciativa alertar as crianças para a sustentabilidade do meio-ambiente, apostando na sua preservação. Naturalmente, e para além dos mais pequenos, apostamos num conjunto de ações que abrangem pessoas de todas as faixas etárias no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, nomeadamente palestras e encontros que promovam as nossas mais-valias naturais".
"O projeto Life CWR tem apostado na criação de uma consciência ambiental a nível local. Esta consiste na promoção de ações que envolvam a comunidade e permitam dar a conhecer, no caso das crianças, ou reforçar, no caso dos adultos, um conjunto de práticas essenciais à manutenção do meio-ambiente. Nos últimos anos, as ações ocorridas envolveram cerca de 9000 pessoas, o que vem incentivar a continuidade do nosso trabalho, assim como a atribuição do prémio Município do Ano 2018, algo do qual dos orgulhamos", referiu.
O Centro de Interpretação Ambiental, situado na freguesia do Cabo da Praia, foi criado com o intuito de apoiar a educação ambiental no Concelho e na Ilha Terceira e reforçar a atividade de observação de aves. Este dispõe de vários espaços pedagógicos e lúdicos ao nível de conteúdos na vertente ambiental dos vários níveis de ensino.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt