Qualidade, segurança e sustentabilidade ambiental são as premissas que definem a estratégia de abastecimento de água no Concelho da Praia da Vitória, segundo declarações do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, proferidas durante a visita ao Reservatório de Água do Pico Viana, ocorrida na manhã de terça-feira, 05 de fevereiro, em conjunto com a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo.
O investimento agora concluído, totalizado em um montante superior a 54 mil euros, comparticipado pelo Programa de Apoio da ERSARA em cerca de 20 mil euros, resultou de duas candidaturas efetuadas ao Programa de Apoio à Aquisição de Medidores de Caudal, lançado pela ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), através da Portaria n.º 66/2017, de 24 de agosto, e que foram aprovadas. Esta regulamentação regional estipula apoios financeiros que assumem a forma de subvenção a fundo perdido e são calculados pela aplicação de 80% dos custos suportados com a aquisição dos equipamentos de medição de caudal.
O autarca praiense salienta que “este apoio estruturante da ERSARA permitirá que a Praia Ambiente funcione sob um novo modelo de gestão da sua rede hídrica”, explicando ainda que, estes novos medidores de caudal “possibilitam a medição dos valores exatos do consumo e das perdas de água durante o verão e o inverno”, o que vem reforçar a atuação e a responsabilidade ambiental da empresa municipal. Através deste programa a Empresa Municipal - Praia Ambiente, instalou 18 medidores de caudal na sua rede de abastecimento de água, sendo a Praia da Vitória o concelho dos Açores com maior número de medidores instalados, para um total de 35 medidores de caudal instalados na Região.
O responsável municipal adianta ainda que “apesar de se registarem períodos de seca, o abastecimento de água na Praia da Vitória nunca esteve em causa”, registando-se de facto “um aumento substancial do consumo de água durante estes períodos críticos, principalmente pelo sector agrícola, implicando uma gestão de esforços no sentido de respondermos a estes picos de necessidade”.
Segundo a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, “a par desta medida que prevê a instalação destes medidores de caudal, será hoje publicada uma nova portaria para o apoio à aquisição de contadores de água potável, no valor de 100 mil euros durante os próximos três anos”, o que significa que, em conjunto, ambas as medidas pretendem “apoiar o desempenho das entidades gestoras durante o ciclo hidrológico”.
A Secretária Regional sublinha ainda que “a Câmara Municipal da Praia da Vitória é exemplar na utilização deste apoio”, pois conta já com 18 medidores de caudal, revelando “a sua preocupação com a gestão dos recursos hídricos”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt