Nos últimos três anos foram investidos, pela iniciativa privada, cerca de 30 milhões de euros e criados cerca de uma centena de postos de trabalho diretos na Praia da Vitória, em particular nos setores agrícola e turístico, através do surgimento de novas empresas ou modernização de unidades produtivas.
Os dados foram revelados, esta quarta-feira, pelo Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, após visitar a empresa Francisco Borges – Produção e comércio de produtos hortícolas –, localizada na freguesia de Santa Cruz.
“Pelos valores de investimento recentes e pela aposta que se tem verificado na modernização do setor agrícola, queremos registar, com esta visita a uma empresa de um jovem praiense, que a Praia da Vitória reúne condições de excelência para o desenvolvimento e crescimento do setor agrícola”, afirmou o Vereador com o pelouro da Economia no Município da Praia.
Mas não só de agricultura e diversificação agropecuária se têm registado investimentos privados na Praia da Vitória. Segundo Tiago Ormonde, “nos últimos 3 anos, temos cerca de 30 milhões de euros de investimento privado na Cidade e no Concelho, tendo sido criados cerca de 100 novos postos de trabalho, em áreas que vão da modernização do setor agrícola, às mais variadas áreas de animação turística, criação de unidades hoteleiras, unidades fabris e industriais, restauração, prestação de serviços, entre outras”.
Assim, prosseguiu o responsável autárquico, “salienta-se que a Praia da Vitória tem excelentes condições para acolher os mais variados investimentos privados e as entidades com responsabilidades locais e regionais têm que estar focadas nisso e disponíveis para continuar a incentivar este incremento da iniciativa privada e esta preferência que se regista por parte de muitos jovens empresários pela Praia”.
No caso em apreço da empresa Francisco Borges, o titular do pelouro da Economia na Câmara da Praia visitou um investimento de modernização da infraestrutura já existente, através da criação de um armazém de 800 metros quadrados que, aumentará em mais 10 o número de postos de trabalho diretos desta empresa (atualmente são 20 os colaboradores diretos), criando uma unidade de tratamento de hortícolas, à qual se junta uma unidade de transformação e embalamento de 4ª. gama que “reforçará a operação da empresa e promove inovação, ao procurar colocar no mercado novos produtos, valorizando a sua produção e a horticultura regional”.
“O setor agrícola tem vindo a sofrer, ao longo dos últimos anos, várias modificações e evoluções ao nível dos índices de qualidade das diversas produções, e a aposta de jovens praienses em investir no seu Concelho e em áreas como o setor agrícola demostra bem que este setor de atividade económica não está ultrapassado, bem antes pelo contrário, pode, com novos investimentos, inovação e adaptação às novas exigências dos mercados locais, ter uma grande margem de crescimento e esta empresa é um bom exemplo disso”.
Para além da centena de postos de trabalho criados, nos últimos três anos, fruto destes 30 milhões de investimentos privados, Tiago Ormonde sublinha que a aposta na agricultura e nas suas vertentes da diversificação tem outra vantagem que importa não descurar: “este é um setor que pode e deve absorver muita mão de obra que, até à alguns anos atrás, estava afeta à construção civil. Hoje, com facilidade, esta mão de obra pode adaptar-se a este setor”.
A visita municipal à empresa de Francisco Borges surgiu por iniciativa do Vereador da Economia que pretendeu sinalizar “bons exemplos de investimentos no Concelho, que provam que a Praia da Vitória é atrativa e tem enorme potencial de crescimento económico”.
Atualmente a empresa de Francisco Borges é um dos principais produtores de hortícolas da ilha Terceira, agregando um conjunto de produtores à sua operação de armazenamento, embalamento e comercialização, ganhando escala e dimensão.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt