A Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou, esta quarta-feira, a nova imagem promocional do Concelho focada na natureza e na qualidade ambiental e nas muitas oportunidades que quem visita a ilha pode usufruir, desde a baía até ao interior, utilizando os serviços das empresas de animação turística com sede na Praia.
Em conferência de imprensa, Tibério Dinis, Presidente da Autarquia, e Tiago Ormonde, Vereador responsável pela pasta do Turismo, frisaram “um novo ciclo de promoção turística do Concelho”, salientando uma certa “complementaridade” com o concelho vizinho de Angra, para promover conjuntamente a ilha Terceira, e apelando “à necessidade de estabilidade dos mercados emissores” de turistas para a ilha.
Aliás, Tibério Dinis lembrou apostas que não correram tão bem no passado, “como a aposta que se chegou a fazer na Alemanha”, para sublinhar a importância da “estabilidade dos mercados”, na ótica de que não se pode estar sempre sem saber se os principais mercados são Portugal Continental, Espanha, EUA ou outros.
“Quando falamos de turismo, temos que falar de acessibilidades e transportes. Quando nós definimos, localmente, uma estratégia de promoção turística fazemo-lo baseados naqueles que são os mercados emissores de turistas. Qualquer empresa ou município, quando desenvolve a sua estratégia de promoção, precisa fundamentalmente de estabilidade nos mercados emissores, porque se vamos investir em promoção nestes mercados, precisamos ter a certeza que o investimento terá retorno”, afirmou o edil.
Tibério Dinis diz que tem havido esta preocupação “em todos os fóruns” onde a Câmara Municipal tem assento, lembrando a recente reunião do Conselho de Ilha da Terceira, por exemplo. Aliás, as preocupações não se ficam apenas pelos transportes, uma vez que, sublinhou o autarca, a estratégia de promoção do destino turístico Terceira está presente no trabalho conjunto que as Câmaras Municipais da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo tem vindo a desenvolver. Um exemplo prático disso, o facto de, pela primeira vez, este ano, ambos os Concelhos estarem juntos na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) – a maior feira turística de Portugal.
Quanto à promoção turística da Praia da Vitória, em concreto, o Presidente do Município sublinhou que “este executivo camarário tem adotado uma estratégia contínua na promoção turística do Concelho, focada numa pessoa – Rui Caria, produtor e realizador dos filmes promocionais da Praia –, para que haja uma linguagem comum na estratégia de promoção, mas que seja diferenciada em termos de produtos a oferecer todos os anos”.
“Com a nossa estratégia queremos mostrar aos de fora, mas também aos locais, que existem locais tão fantásticos na nossa terra, locais que arrepiam e que vão surpreender muitos praienses. O ano passado apresentamos um vídeo muito focado no centro histórico da Praia da Vitória; este ano damos destaque à natureza. Nós não promovemos só a contemplação, queremos demostrar o que a Praia da Vitória tem para oferecer ao nível de novas e marcantes experiências. Nós (Câmara Municipal) fazemos a promoção, mas o grande trabalho é das empresas sedeadas na Praia. A nossa estratégia passa por aí, ou seja, na sua essência devem estar todas as grandes empresas que trabalham no setor”, afirmou Tibério Dinis.
Por fim, quer o Presidente da Edilidade, como o Vereador Tiago Ormonde, consideraram essencial e “absolutamente estratégico” dar enfoque às questões da natureza na Praia da Vitória, face a tudo o que tem acontecido nos últimos tempos, sublinhando que “a Praia da Vitória tem a necessidade de passar a mensagem da extraordinária qualidade ambiental que temos”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt