O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, diz que “a família é cada vez mais fundamental na educação das nossas crianças e jovens” e apela ao envolvimento de toda a comunidade educativa “na melhoria das condições” à disposição dos alunos, tendo em vista a obtenção “de melhores resultados escolares”.
Discursando, esta quarta-feira à noite, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios de mérito e excelência a alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, o Autarca praiense falou de responsabilidade, exigência, rankings e mudanças, salientando que “os resultados que as nossas escolas e os nossos alunos têm são os resultados de todos enquanto comunidade”.
“Hoje estamos perante a distinção dos alunos de mérito e excelência, resultado de um ano de enorme trabalho por parte de todos os que vão ser premiados, fruto da exigência a que foram sujeitos e da exigência que cada um se autoimpôs, mas os resultados que nossas escolas e os nossos alunos têm são os resultados de todos enquanto comunidade”, afirmou.
Neste sentido, prosseguiu, “todos nós temos uma quota-parte de responsabilidade em trabalhar para darmos cada vez melhores condições a todos os alunos e às novas gerações, visando melhores resultados escolares”.
Se, por um lado, as palavras do edil podem ser lidas pela comunidade educativa em particular (alunos, professores, auxiliares, associações de pais e estudantes), por outro, Tibério Dinis quis ser claro: “O seio familiar é cada vez mais fundamental na educação das crianças e jovens”.
Reconhecendo não “ser grande admirador dos rankings”, o Presidente do Município praiense deixou também um apelo aos jovens distinguidos pelos resultados escolares obtidos no pretérito ano letivo (2017/2018), nomeadamente incutindo-lhes o espírito solidário de contribuírem para que outros colegas possam vir a melhorar os seus resultados.
“Vocês, que hoje vão subir a este palco e serem distinguidos, são os melhores dos melhores do ano letivo passado, mas isto é só uma etapa. E a vida é marcada por diversas etapas. O mérito, a dedicação, o esforço e o trabalho que tiveram durante este ano devem ser mantidos nos próximos anos, sendo que todos os premiados têm a responsabilidade humana e solidária de serem porta-vozes e líderes de uma mudança no contexto escolar, de não deixarem ninguém para trás e de puxarem pelos vossos colegas, para que, a cada ano que passa, tenhamos melhores resultados e outros alunos a subirem a estes palcos”, disse.
Por fim, uma referência aos docentes, porque importa manter presente que um professor não é uma pessoa qualquer: “As pessoas a quem chamamos professores marcam a nossa vida. Vão perceber isto no futuro. E se esta distinção é importante no vosso futuro educativo, mais importante será no vosso percurso de vida, enquanto mulheres e homens de um Concelho que nos esforçamos para que seja cada vez melhor”.
Presente na cerimónia esteve também o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Menezes, que, para além de ter anunciado que, “em breve, vão ser submetidas à aprovação as novas matrizes curriculares da educação pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico nos Açores”, sublinhou “o esforço de investimento” do Governo Regional ao nível das instalações escolares.
Neste âmbito, referiu o titular da pasta da Educação na Região, a Escola Secundária Vitorino Nemésio recebeu, nos últimos quatro anos, cerca de meio milhão de euros em obras de manutenção e reparação.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt