O Dia Mundial da Água, assinalado anualmente a 22 de março, foi celebrado esta segunda-feira, 25, na Praia da Vitória, contando com a presença de 150 crianças das escolas do 1º ciclo do Concelho, com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, para a realização de um peddy paper pelo centro histórico da Cidade.
A iniciativa, que resultou de uma parceria entre a Autarquia Praiense, a Cooperativa Praia Cultural (CPC) e a Empresa Municipal Praia Ambiente (PA), visou a sensibilização dos mais pequenos para a gestão deste recurso essencial à preservação do meio-ambiente e à sustentabilidade do planeta.
As crianças partiram à descoberta de diversos elementos e espaços associados à distribuição e conservação de água na Cidade. Ao longo da Rua de Jesus, e até à Praça Francisco Ornelas da Câmara, diversas atividades lúdicas e recreativas despertaram a curiosidade das mesmas para o funcionamento deste recurso.
Segundo o presidente da Empresa Municipal Praia Ambiente, Tiago Ormonde, “A preservação de recursos como a água é algo extremamente importante na construção de um futuro sustentável e, desde já, um trabalho que envolve toda uma comunidade, tendo por base o apoio das novas gerações. Partindo desta premissa, apostamos na dinamização deste dia contando com a presença das crianças do 1º ciclo do Concelho, afinal são eles, também através destas iniciativas, que irão perpetuar uma mensagem de poupança e valorização da nossa água”.
“No decorrer desta ação, as crianças puderam observar, e acho extremamente interessante, como era recolhida e racionada a água nas habitações de antigamente, concretamente na Casa de Vitorino Nemésio, onde é possível observar a recolha da água proveniente das chuvas e como esta era poupada para poder satisfazer as necessidades diárias. Pretendemos que as crianças possam também compreender como a água, hoje um bem adquirido, era algo escasso na altura”, explicou.
“Naturalmente, a mensagem central é a de que se todos soubermos reduzir o uso de água, estamos a ser amigos do ambiente e a garantir o bem-estar do planeta, das pessoas que nele residem”, referiu.
Na Praça Francisco Ornelas da Câmara, as crianças presentes puderam deixar a sua marca num placar alusivo ao Dia Mundial da Água, representativo da mudança que os mais pequenos podem realizar na sociedade.
A organização do evento ficou a cargo do Gabinete de Educação Ambiental da PA, contando também com o apoio de outros técnicos da própria empresa municipal. Integraram ainda a iniciativa o departamento de Educação e Reabilitação e os gabinetes de Desporto, Comunicação, e Turismo da CPC.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt