O Seminário Internacional de Turismo Criavo e Inteligente: Desafios para os Espaços Insulares é, para o vereador com a pasta do turismo da Autarquia praiense, Tiago Ormonde, “uma oportunidade para se refletir sobre como podemos promover a região” numa perspectiva de “competividade e atractividade, comparativamente a outros destinos”.
O autarca salienta ainda a presença de “vários especialistas na matéria”, sejam docentes em universidades ou dirigentes de empresas públicas e privadas ligadas ao setor turístico, o que leva a uma “discussão bastante abrangente, pois serão discutidas várias perspetivas sobre este tema”.
Tiago Ormonde destaca ainda a importância das temáticas apresentadas, que “são de interesse para os Açores, mas também para a Praia da Vitória, nas quais podemos retirar ideias, soluções e estratégias para que se coloque cada vez mais o nosso concelho no panorama turístico nacional e internacional, de uma forma criativa e inovadora.”
Programa:
O Seminário Internacional inicia-se às 09h00 com a receção aos participantes, seguindo-se sessão de abertura com o Presidente da Autarquia praiense, Tibério Dinis, o coordenador do PhD em Turismo na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Jorge Umbelino, e com um representante do Governo Regional.
O seminário será dividido em três sessões, sendo a primeira subordinada à temática “Turismo Criativo e Inteligente: oportunidades para os destinos insulares”, moderada por Eduardo Brito-Henriques. O primeiro tema em discussão será “Smart & Creative Tourism”, com Alfonso Vargas-Sánchez, da Universidade de Sevilha. Segue-se a exposição do tema “Turismo Criativo na Natureza”, com Francisco Silva, da ESHTE; CEG/ULisboa; CITUR. Para finalizar esta sessão, está previsto um debate.
O segundo painel de oradores intitula-se “Be Smart” e terá como moderador o Presidente da Associação Regional de Turismo, José Toste. Será explanado em primeiro lugar “Innovation and Technology applied to tourism”, com Mirko Perano, da Universidade de Roma. Depois segue-se um esclarecimento sobre “Turismo Acessível: Uma oportunidade para os Açores”, com Jorge Umbelino da ESHTE; CEG/ULisboa; CITUR. Encerra-se este painel com a intervenção de Maria do Céu Almeida, da ESHTE, sobre a “Resiliência e sustentabilidade nos destinos insulares”
A terceira e última sessão debruça-se sobre o “Turismo Criativo e Inteligente: Desafios para o Destino Açores”, moderada por José Manuel Simões, da CEG/ULisboa.
Rodrigo Rodrigues, Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, apresentará a sua interpretação sobre o “Turismo dos Açores – desafios e sustentabilidade”. O momento final deste seminário será um debate com Alexandre Jacinto (Octopus – empresa de animação turística), João Pedro Barreiros (Universidade dos Açores) e com os palestrantes Rodrigo Rodrigues e Alfonso Vargas-Sanchéz.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt