Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Praia da Vitória assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Património e Paisagem rural em discussão na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira
15 abril 2019

Está marcada para o próximo dia 18 de abril, a conferência de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. O encontro será subordinado à temática do “Património e paisagem rural”, com abordagens de Assunção Melo, sobre “A Arquitetura Típica do Ramo Grande”, e de Pedro Parreira, sobre “Arqueologia: Um Tesouro Escondido na Praia da Vitória”.

Esta iniciativa, “além de colocar em destaque todo o nosso património e história”, pretende ser um momento “para olharmos os marcos históricas do nosso Concelho numa perspectiva de preservação e de valorização, garantindo a sua sustentabilidade e conferindo-lhe uma maior atratividade turística”.

Quem o reconhece é Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, acrescentando ainda que “queremos que a nossa sociedade civil participe neste encontro e apresente propostas que nos ajudem a preservar e potenciar o nosso património e paisagem rural. Creio que os temas abordados durante este encontro podem auxiliar-nos nesse sentido”.

A Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos.

A consciência da fragilidade e mutabilidade destes recursos, da sua consequente necessidade de conservação e salvaguarda, e da ligação intrínseca entre património, paisagem rural e desenvolvimento sustentável cria assim oportunidades para sensibilizar comunidades e públicos, para reforçar laços identitários e para criar perspectivas de futuro, alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt