Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Conferência do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Carlos Armando Costa evidencia o potencial arquitetónico e arqueológico da Praia da Vitória
22 abril 2019

A conferência do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assume um papel importante para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, pela sua intenção de promover a conservação, a proteção e a valorização do património e dos marcos históricos, mas sobretudo pela temática em questão, “Património e Paisagem Rural”.

A ideia é defendida por Carlos Armando Costa, Vice-presidente da autarquia praiense, neste encontro ocorrido a 18 de abril, precisamente no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no qual afirmou que “é importante conhecer o que temos, para que possamos valorizar, potenciar e divulgar todo um património arquitetónico e arqueológico com identidade própria e valor histórico”.

O autarca salientou ainda que “é importante que os praienses conheçam o seu património para melhor se conhecerem a si próprios e as suas origens”.

O Vice-Presidente do município expressou também a sua satisfação por poder contar nesta conferência com a participação de Assunção Melo, licenciada em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em História de Arte Contemporânea, com diversos trabalhos e investigações publicadas sobre essa mesma área. De salientar que Assunção Melo publicou recentemente o livro “Verdade, Justiça e Misericórdia: Memória da Arquitetura de Catástrofe da Praia da Vitória” onde aborda alguns aspetos arquitetónicos e históricos do concelho. O momento integrado nas celebrações levadas a cabo pela Direção-Geral das Artes contou também com a participação de Pedro Parreira, licenciado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento, com diversas publicações em património, arqueologia e história.

O intuito de se levar a cabo esta conferência partiu da iniciativa do Município da Praia da Vitória integrando, deste modo, as celebrações nacionais da efeméride que estão a ser promovidas pela Direção-Geral das Artes, em colaboração com o ICOMOS Portugal, pretendendo impulsionar a divulgação deste tema com a finalidade de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais