O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo associativismo da freguesia de S. Brás, caracterizando-o como “ímpar” e assente num espírito coletivo “muito próprio” impulsionado pelo Padre Abílio de Morais, homem responsável pela criação e desenvolvimento de diversas estruturas coletivas e comunitárias na freguesia de São Brás.
O autarca esteve presente nas comemorações do Dia da Freguesia de S. Brás, que decorreram na Igreja local esta quinta-feira, 25 de abril. As festividades ficaram marcadas pela homenagem ao Padre Abílio de Morais, pároco desta freguesia durante mais de 35 anos, reconhecido pelo trabalho desenvolvido ao nível do associativismo local.
“Hoje é um dia marcante para o povo de S. Brás, povo este que é exemplar na forma como se mobiliza do ponto de vista do associativismo, principalmente quando olhamos para a sua dimensão. Esta é uma paróquia que tem sabido trilhar o espírito de união e de construção coletiva, e em parte isto deve-se também ao Padre Abílio de Morais, homeageado no Dia da Freguesia pela sua capacidade de impulsionar o apoio ao próximo, bem como a criação de infraestruturas ligadas ao desenvolvimento desta comunidade”, referiu o responsável municipal.
“Mais do que um padre ou um líder religioso, falamos de um homem visionário, com capacidade de imprimir valores essenciais à construção de um futuro coeso para a freguesia de S. Brás. Existe todo um legado que é extremamente importante para as diferentes gerações aqui presentes. O seu povo reconhece e agradece as suas palavras, o seu apoio e o seu empenho ao longo das últimas décadas”, disse.
“Devemos também, e em justa homenagem, enaltecer as pessoas que trabalharam e continuam a desenvolver medidas em prol da coesão local. Ao associarmos-mos a este acontecimento, estamos a cumprir uma obrigação moral e ética de agradecimento junto de quem contribui para o engrandecimento das freguesias e Vila que constituem o concelho da Praia da Vitória”, salientou.
Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, presente na cerimónia de comemoração do “Dia da Freguesia de São Brás”, salientou o facto de esta ser uma tripla comemoração, referindo-se ao Dia da Freguesia, ao Dia 25 de Abril, e à homenagem ao reverendo Padre Abílio de Morais.
“Entre o celebrar o Dia da Freguesia e o comemorar o 25 de Abril, surge a personalidade e os atributos do homenageado de hoje, um exemplo de amor a esta comunidade e a esta terra, um espírito livre capaz de grandes feitos”, referiu.
Ficou o desafio, lançado pelo próprio, para que “se dê continuidade a este trabalho, um trabalho de transformação seguindo os valores incutidos ao nível da concretização de resultados nesta freguesia, até porque o apoio ao próximo, o serviço público prestado numa comunidade é sinónimo de grandeza”.
Na ocasião, e no âmbito da homenagem ao pároco, foi descerrada uma placa alusiva à inauguração de um Busto em Bronze, representativo do Padre Abílio de Morais, esculpido por escultor José João Dutra.
Este evento contou ainda com as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Nuno Meneses, do Padre Emanuel Valadão, do escultor José João Dutra, do orador convidado e antigo deputado regional Francisco Oliveira e do homenageado Padre Abílio de Morais.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt