A peça de teatro escrita por Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida atua pela primeira vez nos Açores este fim-de-semana na Praia da Vitória, onde a programação cultural convida ainda a assistir a cinema para toda a família ou a participar em mais uma edição das Conversas às 8, desta feita subordinadas à temática da pobreza.
“A Vida no Campo” é o título da proposta de teatro documental, a partir de uma adaptação livre do diário homónimo de Joel Neto, que vai levar ao palco do Auditório do Ramo Grande, este sábado, dia 4 de maio, pelas 21h30, o campo, a cidade e as ilhas.
O objetivo de juntar estas três realidades no palco é “mostrar o que já sabemos, mas em que nem sempre pensamos”, justifica a sinopse do espetáculo, acrescentando que “o modo como todos parecem convergir para a cidade, entregando o campo e as ilhas e as suas culturas e sociedades próprias ao abandono e à voragem da economia” são uma realidade conhecida, mas poucas vezes pensada.
Em síntese, um casal vindo da cidade, uma velha casa de família, um recomeço no campo. Há uma história que se muda com aqueles que se mudam e há sonhos por concretizar, frustrações acumuladas, mágoas escondidas com que um dia será preciso travar o combate que se adiou.
Com encenação de Luísa Pinto, o texto de Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida será interpretado por António Durães, Filipa Guedes e Fernando Alves.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Conversas às 8 sobre pobreza
Entretanto, também este sábado, dia 4, pelas 20h00, no bar da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, volta a realizar-se mais uma sessão das Conversas às 8, desta feita dedicadas à problemática da pobreza.
O Município da Praia da Vitória, através do Departamento de Solidariedade Social da Cooperativa Praia Cultural, convida Andreia Cardoso (Secretária Regional da Solidariedade Social), Paulo Morgado (Chefe de Divisão da Ação Social da Ilha Terceira) e Anabela Borba (Presidente da Direção da Cáritas da Ilha Terceira), para uma conversa onde se dará enfoque à vertente do desemprego e ao seu impacto junto das famílias, tendo por base a qualidade de vida das crianças.
Serão abordadas ainda questões relacionadas com as estratégias de combate à pobreza, os estereótipos associados a esta situação e o trabalho desenvolvido pelas instituições locais no combate à mesma, contribuindo para o reforço da coesão social.
Integram também o evento o convidado especial Paulo Rui Chaves (Fotógrafo), estando prevista também a apresentação do livro “Um dia Acordei Sem Ti”, da autoria de Lara Costa.
Cinema para toda a família
Entretanto, este sábado e domingo, o Auditório do Ramo Grande abre portas para a exibição da versão portuguesa do filme “Wonder Park” (“Parque das Maravilhas”), uma comédia de animação para maiores de 6 anos, cujos ingressos são gratuitos para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos.
Sábado, dia 4, pelas 18h00, e domingo, dia 5, pelas 15h00, duas sessões de um filme que conta com vozes como as de Sara Mestre, Nuno Markl e Vasco Palmeirim.
Fernando Mendes no Ramo Grande
Recorde-se que ainda no mês de Maio, o ator, apresentador da RTP e humorista Fernando Mendes subirá ao palco do Auditório do Ramo no dia 18 pelas 21:30 com a comédia “Insónia”. Os bilhetes para o espetáculo já se encontram à venda nas bilheteiras da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Auditório do Ramo Grande e ticketline.pt. “‘Um espetáculo para brincar com coisas sérias”, como adianta a sinopse deste trabalho com a assinatura de Roberto Pereira.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt