A Câmara Municipal da Praia da Vitória está totalmente disponível para apoiar, logística e financeiramente, a organização, no Concelho, futuramente, do Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento, em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
A afirmação é de Tibério Dinis, Presidente da Autarquia, e foi proferida, esta quinta-feira ao início da noite, na cerimónia oficial de abertura do Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento 2019 que, este ano, pela primeira vez, está a realizar-se na cidade.
Numa cerimónia onde marcaram presença, para além dos responsáveis pelo Município, o Governo Regional, as Associações de Bombeiros de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (entidade organizadora da competição), o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, dezenas de convidados militares, civis, políticos, patrocinadores e as centenas de bombeiros de todo o País que compõem as 25 equipas a disputar os 3 lugares de acesso ao Campeonato Mundial que se realizará em França, em setembro próximo, Tibério Dinis disse que “a Câmara Municipal da Praia da Vitória definiu, como prioridade das prioridades, todas as matérias relacionadas com a proteção civil e a relação institucional e de cooperação com Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória”.
Aliás, prosseguiu, de tal forma está assumida esta “prioridade” que, “ além de todo o carinho, apoio e do cumprimento institucional que nos compete, esta Câmara Municipal já aumentou em cerca de 40% os apoios à atividade da nossa Associação de Bombeiros, assim como entregou a gestão e segurança das nossas zonas balneares à Associação”, lembrando que a Praia da Vitória é o Concelho dos Açores com mais zonas balneares galardoadas com a Bandeira Azul dos Açores e aproveitando para convidar todos a, “um dia destes virem passar férias à Praia da Vitória”.
“Este Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento é um marco importantíssimo para a Praia da Vitória e, portanto, desencadeamos todo o apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória para a organização desta competição, não só o apoio logístico, mas também o apoio financeiro orçado em cerca de 20 mil euros”, salientou o edil.
Todavia, Tibério Dinis deixou um lamento e uma certeza: “tenho muita pena que este apoio, agora concedido para a organização deste evento, não tenha sido aprovado por unanimidade em sede de reunião de câmara”, assegurando, porém, que “da minha parte e da parte do Executivo Municipal que tenho a honra de liderar, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória pode contar com o nosso total e inequívoco apoio, até ao limite das nossas possibilidades e competências, não só para a organização deste Campeonato Nacional, mas para o desejo, a ambição e sonho de recebermos, brevemente, aqui na Praia da Vitória, o Campeonato Mundial de Trauma”.
O Presidente da Autarquia deixou ainda duas palavras especiais para os bombeiros locais. Uma para a bombeira praiense “Luana Martins que está hospitalizada devido a um acidente que sofreu no quartel aquando da realização de um exercício”. Outra palavra “para agradecer aos Bombeiros de Angra Heroísmo e da Praia da Vitória e ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores pela pronta e melhor resposta” que deram, esta semana, na sequência de um trágico acidente que vitimou 13 pessoas que participavam numa procissão na freguesia das Quatro Ribeiras.
Programa
As diversas provas que as 25 corporações de bombeiros de todo o País terão que realizar, vão acontecer na tenda de eventos instalada na Zona Verde e na Zona do Paul da Praia da Vitória, até domingo.
Esta sexta-feira e sábado, sempre das 9h00 às 18h00, e no domingo, das 9h00 às 17h00, serão realizadas as manobras que são abertas ao público em geral, que poderão assistir. No recinto da competição existem diversos espaços, entre os quais destinados à restauração.
Várias são as turmas das diversas escolas do Concelho que vão assistir às manobras, sendo que a organização convida a população em geral a assistir, tendo para isso sido instalada bancadas no recinto.
Do programa social destaque para a realização, esta sexta-feira, pelas 22h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira de uma Swap Night e para o Jantar de Gala e entrega de prémios da competição que acontecerá, pelas 19h30, do próximo domingo, no Clube de Golfe da Ilha Terceira.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt