A capacidade e a excelência da organização do Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento são fruto do trabalho, dedicação e empenho demonstrado diariamente pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
Quem o assumiu foi a Vereadora com o pelouro da Proteção Civil do Município da Praia da Vitória, Raquel Borges, durante a sessão de encerramento e entrega de prémios da prova nacional, decorrida no domingo, dia 19 de maio, no Clube Golfe da Ilha Terceira.
A responsável municipal deixa “bem clara”, a intenção da Câmara Municipal da Praia da Vitória apoiar “incondicionalmente” o seu corpo de bombeiros local, “querendo estar na linha da frente na formação, no reforço de meios e na criação de condições para a melhoria do trabalho que estes homens e mulheres, muitos deles voluntários, têm vindo a desenvolver, merecendo todo o nosso apoio”.
“Toda a equipa que compõe o executivo municipal da Praia da Vitória, o qual tenho o orgulho de integrar desde janeiro último, tem procurado estar ao lado dos bombeiros locais, assente numa atitude de constante respeito, consideração e proximidade. Temos procurado sempre primar pela proatividade na articulação de procedimentos e na definição de estratégias conjuntas para melhor servir os praienses”, disse a autarca praiense.
Raquel Borges fez também um reconhecimento à AHBVPV pelo “trabalho desenvolvido no Concelho, assim como em toda a ilha”, respondendo sempre às necessidades da população, “particularmente em situações de emergência pré-hospitalar”, afirmando ser “um privilégio trabalhar lado a lado” com esta corporação.
A Vereadora responsável pela Proteção Civil, considerou os três dias de prova profícuos para “trocas de experiências, convívio, partilha de informação, formação de novas amizades e acima de tudo, de muita aprendizagem. Esta competição nacional, que ocorreu pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores, na nossa Praia da Vitória, tem um significado muito especial para nós, onde demonstramos uma vez mais que sabemos receber, e que temos condições para albergar eventos desta natureza”, sendo uma aposta para o futuro por parte do Município da Praia da Vitória.
World Rescue Challenge na Praia da Vitória
João Carolino, presidente da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, assumiu a sua vontade de apresentar a candidatura de Portugal ao World Rescue Challenge (mais conhecido como o Campeonato do Mundo de Trauma e Desencarceramento), manifestando a intenção de manter um contacto com o Governo Regional e com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, de forma a trazer a prova mundial para a Praia da Vitória em 2022.
Classificação
Na classificação geral de Trauma, em terceiro lugar ficaram os Bombeiros de São Roque do Pico. O segundo lugar coube à equipa A dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, sendo também o primeiro lugar atribuído à Equipa B dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
Quanto à classificação geral de Desencarceramento, o terceiro lugar foi atribuído aos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, cabendo o segundo lugar ao Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, e por fim, em primeiro lugar ficou o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Relembre-se que são estas as equipas qualificadas para representar Portugal no World Rescue Challenge 2019, que decorrerá em setembro, em França.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt