Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na Cerimónia Nacional de Hasteamento da Bandeira Azul, Tibério Dinis salienta importância das zonas balneares como “ativos estratégicos a nível turístico”
03 junho 2019

A dinamização turística do concelho da Praia da Vitória assenta na valorização das zonas balneares que o constituem, assumindo-se como pilares estratégicos para desenvolver a economia local. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Tibério Dinis, na Cerimónia Nacional de Hasteamento da Bandeira Azul, que decorreu na manhã de sábado, 01, na Praia Grande, marcando também a abertura da época balnear.

Para corroborar esta afirmação, o autarca anunciou um investimento estratégico de 350 mil euros por parte da CMPV nas zonas balneares, envolvendo a segurança (protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória - AHBVPV), manutenção e valorização das mesmas.

“As zonas balneares são um ativo estratégico no Concelho, não só na vertente do lazer mas também do ponto de vista económico a nível turístico. Somos o Concelho com mais bandeiras azuis dos Açores, conseguimos cumprir com rigor os critérios que este galardão imprime. Daí que a nossa aposta, enquanto Autarquia, passe por um investimento crucial na manutenção, segurança e qualidade destes espaços. Este é um esforço de todos nós, dos responsáveis pela manutenção e gestão das zonas balneares, sempre com o cuidado necessário a nível ambiental, mas também de cada utilizador, que deve ter orgulho nas nossas zonas balneares”, destacou o responsável municipal.

“É com orgulho que a Praia da Vitória acolhe a Cerimónia Nacional de Hasteamento da primeira Bandeira Azul de Portugal numa Cidade como a nossa, reconhecida pela excelência das suas zonas balneares. A nossa Baía engloba três zonas balneares galadoardas com a bandeira azul, nomeadamente a praia da Riviera, Praia Grande e Prainha, e, além destas, a nossa marina também ostenta a bandeira azul para marinas. Mas, o Concelho conta ainda com mais quatro galardões, nas zonas balneares do Porto Martins, das Escaleiras, na Vila Nova, dos Biscoitos e das Quatro Ribeiras.

“Naturalmente, e apesar do orgulho que sentimos, temos a noção de que existe um vasto trabalho, que envolve diversas entidades locais, a ser mantido no sentido de salvaguardar e reforçar a qualidade das nossas zonas balneares. A gestão e confiança geradas ao longo dos últimos anos têm por base um esforço exímio da AHBVPV na gestão dos nadadores-salvadores, assim como das Juntas de Freguesia, a Capitania do Porto, a Direção Regional e os colaboradores da Autarquia. No entanto, e acima de tudo, cabe a todos nós, frequentadores destes locais, garantir a sua sustentabilidade ambiental”, disse.

Esta cerimónia contou com a participação de José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa; Filipe Porteiro, Diretor Regional dos Assuntos do Mar; e Luís Vasco Cunha, presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Falta de nadadores-salvadores nas zonas balneares

No decorrer do encontro, Tibério Dinis alertou também para a importância de serem necessários mais nadadores-salvadores qualificados para garantir um verão em pleno, reforçando a qualidade das zonas balneares.

São necessários cerca de 30 nadadores-salvadores na Praia da Vitória, estimando-se a necessidade de um valor global de 60 profissionais na ilha Terceira. Valor que inclui o concelho de Angra do Heroísmo, segundo com mais bandeiras azuis, o que coloca a ilha Terceira no topo das ilhas açorianas ao nível deste galardão.

“É necessário que as entidades competentes, de entre as quais a Câmara Municipal, diligenciem esforços para atrair pessoas para esta prática, garantido uma maior abangência e segurança nas zonas balneares, até porque este é um dos critérios necessários à atribuição de um galardão desta natureza”, alertou.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt