Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Praia Zero Poluição”, Quatro zonas balneares da Praia da Vitória entre a Elite nacional em termos de qualidade
03 julho 2019

São quatro as zonas balneares da Praia da Vitória (Porto Martins, Prainha, Sargentos e Biscoitos) que constam da lista nacional de “Praias Zero Poluição” em 2019, triplicando o número de zonas balneares do Concelho distinguidas pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Das 44 estâncias balneares distinguidas a nível nacional, 4 são do Concelho praiense, que é também o Concelho dos Açores com mais distinções “Zero Poluição”, sendo que na Região apenas mais duas zonas balneares são referenciadas (ambas no concelho vizinho de Angra do Heroísmo).

“Esta é mais uma distinção que nos orgulha e que faz jus ao trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido nas zonas balneares que são polos de atração do Concelho e da Cidade para locais e para turistas. O nosso Concelho e os praienses podem orgulhar-se de usufruir de uma rede de zonas balneares de excelência, que marcam a nossa paisagem e a nossa oferta turística”, salienta a Vereadora Raquel Borges.

Ser uma “Praia Zero Poluição” significa que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas destas zonas balneares, ao longo das três últimas épocas balneares. Esta análise da Associação ZERO tem em conta os parâmetros da legislação em vigor, a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente.

Assim, Porto Martins, Prainha, Sargentos e Biscoitos, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia colie Enterococosintestinais). Isto é, em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias.

Segundo os critérios que estão na base desta distinção, consideram-se os últimos três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

Com os resultados agora alcançados, segundo a Associação ZERO, os concelhos de Portugal com maior número de “Praias Zero Poluição” são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória (4) e Tavira (3).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt