Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Contas Consolidadas de 2018, Tiago Ormonde destaca esforço de contenção e consolidação das finanças da Câmara Municipal da Praia da Vitória
04 julho 2019

Redução de despesas de funcionamento, amortização de passivo bancário, libertação de meios para realização de mais investimento municipal e execução orçamental superior a 85% são as notas dominantes das Contas Consolidadas de 2018 do Grupo Municipal da Praia da Vitória.

Tiago Ormonde, Vereador da Autarquia praiense com competência em matéria de finanças e economia, realça “o esforço de contenção e consolidação das contas do Grupo Municipal em 2018” (Câmara Municipal, empresa Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural), aprovadas na última reunião da Assembleia Municipal.

Em traços gerais, segundo o responsável municipal, registo para “uma taxa de execução do orçamento de 2018 em 85% (os restantes 15% dizem respeito a candidaturas de obras a fundos comunitários que, por motivos alheios à Autarquia, não foi possível concretizar), um saldo positivo líquido do exercício anterior de 104 mil euros e amortização da dívida bancária em cerca de 2 milhões de euros”.

Câmara Municipal, Praia Ambiente e Praia Cultural tinham, a 31 de dezembro de 2018, um ativo patrimonial total de 90 milhões de euros, um passivo bancário de médio e longo prazo de 14 milhões de euros e, “fruto da gestão de contenção implementada”, estão com uma margem de endividamento de 6 milhões de euros.

Das Contas Municipais do ano passado realce para os 104 mil euros de saldo positivo que, segundo Tiago Ormonde, “resultam de um esforço levado a cabo na diminuição das despesas de funcionamento (diminuição que, em 2018, foi de 566 mil euros) e para a redução de mais de 50 mil euros nos encargos com juros bancários, resultantes da reestruturação do endividamento feita pela empresa Praia Ambiente e pela Cooperativa Praia Cultural”.

O Vereador responsável pelas finanças municipais salienta também o aumento verificado nos meios líquidos libertos, ou seja, o esforço de libertação de fundos para a amortização das despesas e para a realização de investimentos que não são cofinanciados por fundos europeus, que, em 2018, “foram na casa dos 3 milhões de euros”, bem assim como “para a amortização da dívida superior a 2 milhões de euros que o Grupo Municipal conseguiu”.

“Fruto desta gestão rigorosa, criteriosa e deste esforço na contenção de despesas”, Tiago Ormonde frisa outro facto importante: “Com estas Contas Municipais Consolidadas, a Câmara Municipal da Praia da Vitória conseguiu suspender o Plano de Ajustamento Financeiro, iniciado em 2012, no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local”.

“Na prestação de contas de 2018 ficou claro que o Município cumpriu o definido na lei para efeitos de limite de dívida total e, por isso, solicitou a suspensão deste Plano de Ajustamento Financeiro, uma vez que apresentamos um valor abaixo do limite à dívida, cumprindo assim com o propósito de consolidação orçamental, sem qualquer penalização para a população”.

A suspensão deste Plano resultante da prestação de contas agora aprovada é, segundo Tiago Ormonde, “um compromisso que continuaremos a honrar, pois permite-nos libertar mais meios para investimentos e, assim, dar continuidade à estratégia municipal de dinamização local, sempre com rigor orçamental e financeiro, respondendo às necessidades dos praienses e garantindo que vale a pena investir, viver e visitar este Concelho”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt