O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, diz que a história da Vila e da Cidade da Praia foram marcadas pelos 72 anos de vida do Sport Clube Praiense, destacando o contributo desta coletividade desportiva e de outras para o crescimento na prática de modalidades desportivas no Concelho.
Discursando na cerimónia de comemoração dos 72 anos do Sport Clube Praiense, esta quinta-feira à noite, na sede social do Clube, Tibério Dinis enalteceu o trabalho dos que fundaram e trouxeram até aos dias hoje o Praiense, considerando ainda que “os sonhos do Praiense são os sonhos da Praia da Vitória” e que os feitos que a coletividade possa alcançar “são um orgulho para a Cidade e para o Concelho”.
“Neste dia de comemoração importa honrar e agradecer a todos os que tiveram o espírito fundador do Sport Clube Praiense, há 72 anos. Trabalharam e lutaram para tornar possível este sonho, numa altura em que viver numa Vila colocava outros desafios, nomeadamente ao nível das distâncias e das instalações desportivas. Este é um património que nos orgulha a todos, porque a história da Praia da Vitória foi marcada, nos últimos 72 anos, pela história do Praiense ao nível da vivência social e cultural de toda a cidade”, afirmou.
Depois de honrar o passado, o edil homenageou o presente: “Importa também homenagear todos aqueles que continuam a fazer a história deste Clube. Reconhecer os seus esforços e dedicação. E dizer que todos aqueles que querem concretizar os seus sonhos (os jovens jogadores, os atletas profissionais, os dirigentes, os simpatizantes e sócios), estão a contribuir para a concretização dos sonhos de uma Cidade, de um Concelho e de uma Região. É na busca destes sonhos que a Praia da Vitória está focada em vos apoiar. Parabéns pelo extraordinário trabalho que tem vindo a desenvolver”.
Tibério Dinis destacou ainda o contributo do Sport Clube Praiense, a que mais recentemente se têm juntado outros emblemas do Concelho, para o aumento da prática desportiva, realçando que, “atualmente, assiste-se a um incremento sem paralelo neste Concelho ao nível de atletas federados e em muitas modalidades diferentes”.
“Não há muitos anos, o desporto era praticado pelos jovens, maioritariamente do sexo masculino, e, particularmente, futebol. Hoje, pouco mais de meia dúzia de anos, temos um incremento extraordinário da prática desportiva, por atletas jovens do sexo feminino e temos um aumento muito positivo da prática desportiva em diferentes modalidades”, afirmou.
No entanto, frisou, reagindo a uma preocupação levantada pelos dirigentes do Praiense sobre a reduzida participação de equipas de escalões de formação nas provas da ilha Terceira, sendo “um desígnio de toda a população praticar desporto, todas as entidades responsáveis devem ter a preocupação de assegurar a sustentabilidade social e desportiva futura de cada uma das modalidades, porque se temos modalidades com muita competição alargada, também é verdade que, no futebol, temos sentido, nos escalões de formação, redução de praticantes o que pode colocar em causa a pratica do futebol a médio e longo prazo”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt