Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sensibilização para o risco sísmico, Município da Praia da Vitória associa-se ao exercício “A Terra Treme”
15 novembro 2019

No âmbito da sensibilização da população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, a Câmara Municipal da Praia da Vitória associou-se, esta sexta-feira, 15 de novembro, ao exercício “A Terra Treme”, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A ação, que envolveu o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, decorreu na Escola EB1/JI de Santa Luzia, freguesia de Santa Cruz.

Segundo a Vereadora com competência delegada na área da Proteção Civil, Raquel Borges, “aderimos a esta iniciativa organizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com a finalidade de contribuirmos para uma sociedade mais preparada para os procedimentos necessários em situações de catástrofes, em particular com incidência nas faixas etárias mais novas, dado que estas são proactivas na sensibilização para uma sociedade ativa em matéria de proteção civil”.

“Neste sentido, às 10h15, de hoje, foi simulada a ocorrência de um sismo na Escola, com a duração de 1 minuto, que permitiu às 18 crianças exercitar os 3 gestos que podem salvar vidas, nomeadamente baixar, proteger e aguardar. Foi, ainda, possível treinar os procedimentos de evacuação até ao Ponto de Encontro, bem como testas as ações de intervenção atribuídas aos funcionários da Equipa de Segurança”, explicou.

Desta forma, foi possível colaborar na implementação das Medidas de Autoproteção da EB1/JI de Santa Luzia, assim como dotar a comunidade educativa de competências como agir antes, durante e após um sismo, considerando que as crianças são indispensáveis transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde residem, bem como importantes agentes de mudança”, acrescentou.

“O Município da Praia da Vitória entende o trabalho desenvolvido ao nível da autoproteção deve ser contínuo, a fim de salvaguardar o bem-estar de cada um de nós nestas situações. Sabemos que a proteção civil envolve todos, pelo que é necessário desenvolver toda uma política de ação que nos proteja a todos”, finalizou a autarca.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt